Maria Hermínia Tavares

Professora titular aposentada de ciência política da USP e pesquisadora do Cebrap.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Maria Hermínia Tavares
Descrição de chapéu América Latina

Venezuela: é hora de o Brasil entrar em cena

Momento favorece atuação do Brasil por uma transição à democracia no país vizinho

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Ao lado do compromisso ambiental e do empenho pela paz, a defesa da democracia é um dos instrumentos mediante os quais o governo do presidente Lula busca recuperar o respeito e o protagonismo do país na cena internacional.

Para que o enunciado seja crível, porém, não basta coerência entre o que se prega no exterior e o que se faz em casa: também para o mundo, ações devem se seguir às palavras.

O Brasil está à vontade para falar de democracia. A resiliência das instituições políticas, a atuação de organizações da sociedade civil e a impecável resposta do governo e dos Poderes de Estado à grotesca tentativa de golpe em 8/1 respaldam uma política exterior empenhada em defender o regime de liberdades sob ameaça em muitos lugares.

Não falta o que fazer nessa frente no plano internacional. E será na América do Sul que o Brasil haverá de exibir —ou não— vontade e capacidade de se opor à ameaça populista. Eis por que a Venezuela é tema da hora, já não bastassem outros motivos.

Os dois países compartilham 2.199 km de fronteiras, encravadas na bacia Amazônica, fluviais na maior parte. Por elas navegam o ouro de extração ilegal, drogas e, nos últimos anos, milhares de fugitivos da crise avassaladora provocada pelo desgoverno de Nicolás Maduro.

A presença na zona fronteiriça de grupos armados —os "sindicatos", como os venezuelanos os designam— e o envolvimento de agentes do regime chavista com a mineração ilícita empilham obstáculos a quaisquer políticas eficazes de proteção do patrimônio ambiental amazônico; já a presença dos refugiados aprofunda o drama social no Norte brasileiro.

No passado, a ambiguidade de parte da esquerda nacional em relação ao populismo venezuelano permitiu que a direita confeccionasse o despropositado espantalho político segundo o qual um Brasil governado pelo PT poderia se transformar numa segunda Venezuela chavista. Nada mais longe dos fatos nem mais palatável ao apetite das redes de mentiras.

Seria bom acabar de vez com essa mal-intencionada tolice.

O momento favorece a atuação do Brasil por uma transição negociada para a democracia no país vizinho. As sanções de Washington para forçar a queda de Maduro falharam, como demonstra o Serviço de Pesquisa do Congresso americano na edição de 30 de novembro do boletim In Focus, no texto "Venezuela, Overview of US Sanctions" (Venezuela, visão geral das sanções dos EUA).

Ao mesmo tempo, as divididas e desorientadas oposições internas ao populismo parecem mais do que nunca dispostas a negociar com o inimigo.

Hora de o Brasil entrar em cena.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.