Maria Inês Dolci

Advogada especializada na área da defesa do consumidor.

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Maria Inês Dolci

Por que é difícil comprar roupas online

É urgente padronizar os tamanhos das roupas ou criar tabelas por biotipos

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Estima-se que as vendas de vestuário e calçados tenham caído mais de 90% em função do isolamento social e de outras consequências da pandemia de coronavírus, como o 'home office'.

Mas, em qualquer época, seria urgente padronizar de verdade os tamanhos das roupas, porque é possível que, mesmo com reabertura das lojas nas próximas semanas, continuem as restrições para experimentar itens que nos interessem. A padronização seria fundamental para incrementar as compras online.

Para driblar a falta de padrão único e nacional, é comum que as lojas tenham suas próprias tabelas de medidas. Ajuda, mas não resolve. O ideal seria uma tabela para todas as lojas, que, além dos tamanhos tradicionais –pequeno, médio, grande, extragrande– também considerasse compleição mais ou menos atlética.

Ou, talvez, os biotipos: longilíneo (pessoas magras, altas, com membros longos); brevilíneos (mais arredondados, baixos, com tórax grande e membros curtos), e normolíneos (intermediário entre os dois tipos anteriores).

É por isso que, às vezes, é tão difícil comprar uma camiseta ou blusa de mangas compridas. O número maior, em função do tórax avantajado, normalmente tem mangas grandes demais para quem seja brevilíneo, com braços curtos.

Comprar sapatos, tênis e outros calçados é um pouco mais fácil. Ainda assim, há inúmeras variações não compreendidas no tradicionais números (39, 40, 41 etc.). Por exemplo, alguém pode ter um pé pequeno no comprimento, que equivaleria, por exemplo, ao número 36. Mas ter, ao mesmo tempo, pés largos e com a parte de cima (peito do pé) alta. Ou seja, o número 36 convencional ficaria apertado em cima e nos lados.

Melhora quando alguns fabricantes oferecem também meio ponto entre um número e outro.

Para quem acha que estou exagerando, lembro que uma amiga foi trocar uma calça jeans em uma loja bem conhecida, na época em que não havia restrições ao convívio social. O jeans número 40 estava apertado. Procurou o 42, que ficou grande demais. O que ficou perfeito era número... 44. Imagine fazer esta troca em um site!

Claro que pode ter sido um erro na etiqueta, ou coisa semelhante. Mas a falta de padronização é muito comum. Não deveríamos ter tanta dificuldade para fazer compras tão simples.

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