Maria Inês Dolci

Advogada especializada na área da defesa do consumidor.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Maria Inês Dolci
Descrição de chapéu Folhajus

Preços da gasolina enfraquecem aplicativos de transporte

Procons e Justiça devem defender passageiros de abusos

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Lamentavelmente, a explosão dos preços dos combustíveis —a gasolina já custa, em média, R$ 6,71 o litro, e quase R$ 8 em Bagé (RS)— está destruindo a confiabilidade dos aplicativos de transporte.

Principalmente nas maiores cidades do país, o número de cancelamentos de viagens já confirmadas se multiplicou. Restam ao consumidor três opções: usar o transporte coletivo, pagar mais caro por um táxi, ou solicitar veículos com muito mais antecedência.

Há situações ainda piores, em que o motorista desiste da corrida quando o cliente já entrou no carro, obrigando-o a cancelá-la para solicitar outro veículo, e a pagar uma taxa.

Posto de combustíveis na zona leste de São Paulo - Robson Ventura - 26.5.2018/Folhapress

O que fazer em casos assim? Certamente, seria muito arriscado discutir com o motorista. Deve ser feita reclamação ao Procon mais próximo e à empresa do aplicativo. Dentre os apps que oferecem estes serviços, estão Uber e 99, que foram notificados pelo Procon-RJ a esclarecer por que aumentaram tanto as queixas relativas aos seus serviços.

Outra saída para o consumidor é se informar com familiares, amigos, colegas, em redes sociais e sites sobre os serviços com mais reclamações. Quem trabalha em empresas com convênio de transporte também pode avisar seu empregador se enfrentar excessivos cancelamentos de viagens.

Alguns motoristas admitem a prática abusiva, e alegam que corridas curtas dão prejuízo. Como a economia vai continuar desgovernada, furando todos os sinais vermelhos da inflação, cabe aos Procons e à Justiça defender os passageiros desses abusos. Uma boa medida seria acabar com a taxa de cancelamento em caso de condutor com muitas reclamações.

Quem puder andar de bike, estará livre destes problemas, e fará bem à saúde e ao meio ambiente. Já estamos com algo cheio há muito tempo, e não é o tanque do carro nem a carteira.​

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.