Maria Inês Dolci

Advogada especializada na área da defesa do consumidor.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Maria Inês Dolci
Descrição de chapéu Folhajus

Consumo consciente protege o planeta e reduz a desigualdade

É preciso criar mais padrões de consumo colaborativo que contribuam para a redução da desigualdade socioeconômica no Brasil

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Em março, mês do consumidor, defendi neste espaço que o CDC (Código de Defesa do Consumidor) fosse mais conhecido e debatido, com efetiva educação para o consumo. Já que um novo presidente foi diplomado, tomará posse em janeiro de 2023 e assumiu uma série de compromissos, especialmente com os mais pobres e vulneráveis, minha postulação é que, finalmente, se faça algo de verdade para proteger o meio ambiente e reduzir a desigualdade, via consumo consciente.

São várias citações à educação no CDC, mas continuam muito mais no terreno das boas intenções. No capítulo II, da Política Nacional de Relações de Consumo, um dos princípios é: educação e informação de fornecedores e consumidores, quanto aos seus direitos e deveres, com vistas à melhoria do mercado de consumo.

Mais adiante, no mesmo capítulo: fomento de ações direcionadas à educação financeira e ambiental dos consumidores (incluído pela lei de combate ao superendividamento).

Famílias brasileiras nunca tiveram tantas dívidas quanto agora - Gabriel Cabral/Folhapress

Dentre os direitos básicos do consumidor, estão educação e divulgação sobre o consumo adequado dos produtos e serviços, asseguradas a liberdade de escolha e a igualdade nas contratações. E um pouco depois: a garantia de práticas de crédito responsável, de educação financeira e de prevenção e tratamento de situações de superendividamento, preservado o mínimo existencial, nos termos da regulamentação, por meio da revisão e da repactuação da dívida, entre outras medidas (também incluído pela Lei do Superendividamento).

Sim, há um forte direcionamento para o combate ao endividamento, o que é explicável, já que em novembro passado quase 80% das famílias brasileiras relataram ter dívidas.

Mas há outros fatores muito relevantes na educação para o consumo: aprender a exigir seus direitos, muito bem estabelecidos pelo CDC. Evitar o consumismo que se soma a práticas de destruição do planeta Terra. E criar mais padrões de consumo consciente, colaborativo, cooperativo, que contribuam para a redução da desigualdade socioeconômica no Brasil.

Os mais jovens parecem ter compreendido esta realidade. Sonhos de consumo como carro e casa própria perderam muito do seu apelo para as novas gerações. Esses consumidores e consumidoras se preocupam mais com os valores vinculados às marcas dos produtos e serviços adquiridos. Que assim seja, pois a educação para o consumo é transformadora, desperta consciência e ilumina os desafios globais.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.