Maria Inês Dolci

Advogada especializada na área da defesa do consumidor.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Maria Inês Dolci
Descrição de chapéu Folhajus Censo 2022

Censo revela novo perfil do consumidor

No Brasil, famílias estão menores, cidades médias crescem e população envelhece

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

O censo recentemente divulgado pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) provocou surpresas —a população cresceu bem menos do que se esperava—, ranger de dentes —prefeitos temendo que a redução de habitantes de seus municípios encolha o repasse do FPM (Fundo de Participação dos Municípios)—, e debate sobre a necessidade de imigrantes para preenchimento de vagas de trabalho e equilíbrio da Previdência Social.

Ainda não se discutiu a fundo, contudo, os imensos efeitos que os novos perfis da população terão nas relações de consumo.

Por exemplo, caiu o número de moradores por domicílio. Ou seja, as famílias estão bem menores do que no passado. Por outro lado, aumentou o número de domicílios. Isso significa mais mercado para imóveis residenciais com menos quartos e banheiros. Para lojas de utilidades domésticas, artigos para o lar e decoração, uma boa notícia, desde que ofereçam artigos compatíveis com espaços menores.

Recenseadores do IBGE durante a coleta de dados do Censo 2022 - Rubens Cavallari - 18.ago.2022/Folhapress

Cidades de porte médio cresceram mais, percentualmente, do que as metrópoles. Isso ocorreu, segundo especialistas, porque nas megacidades o custo de vida é maior, e a violência e o trânsito congestionado infernizam as famílias. Com a migração interna de moradores de capitais para cidades de médio porte, serviços mais sofisticados e diversificados também terão de seguir este rumo.

Shoppings centers, locadoras de veículos, restaurantes e redes de fast food terão de olhar com mais carinho para o interior. E ajustar seus produtos e serviços para os perfis de consumo destas comunidades.

Além disso, o crescimento populacional foi mais do que o dobro da média nacional na região Centro-Oeste, o que não surpreende, porque o agronegócio é o segmento econômico mais importante do país. A região Norte também cresceu mais do que o Brasil como um todo, mas houve uma desaceleração em relação às últimas décadas.

Como dinheiro chama dinheiro, esse desenvolvimento de cidades pequenas, médias e de outras regiões, aumenta a necessidade de técnicos especializados, funcionários públicos, prestadores de serviços etc.
Mas o maior impacto provocado pelos dados do Censo, sem dúvida, é o incremento do número de pessoas com 65 anos ou mais, que já corresponde a 10,5% da população. A população adulta, dos 30 aos 64 anos, avançou para 46,1%. E há menos jovens do que no passado: 20,9% dos 18 aos 29 anos, e 24,6% com menos de 18 anos.

Assim como na saúde e na assistência social, também no consumo não nos preparamos para a mudança da pirâmide etária, mais larga no topo (em que estão os mais velhos), encolhendo na base (em que se concentram crianças e jovens).

Além de itens de segurança, como pisos antiderrapantes e banheiros com barras de apoio, faltam comodidade (sofás e cadeiras, por exemplo) e vendedores treinados para atender aos idosos, que valorizam o calor humano tanto quanto a eficiência profissional.

Felizmente, contamos com o CDC (Código de Defesa do Consumidor), o Estatuto da Pessoa Idosa, a LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais) e o Marco Civil da Internet. E deveremos ter, espero que o quanto antes, o Marco da Inteligência Artificial.

O consumo consciente, por sua vez, com escolha criteriosa de produtos e serviços, ajuda a desenvolver uma consciência crítica sobre os impactos ambientais, sociais e econômicos dos padrões de consumo. Isso também vale para o consumo colaborativo, em que conjugamos mais verbos como colaborar, compartilhar, trocar, emprestar e doar.

O censo é um espelho do Brasil. Compreender as tendências que aponta é fundamental. O Brasil vai ser menos populoso, mais idoso e mais interiorano. Quem não enxergar isso, talvez seja vitimado pelo novo perfil etário, comportamental e socioeconômico dos brasileiros.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.