Maria Inês Dolci

Advogada especializada na área da defesa do consumidor.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Maria Inês Dolci
Descrição de chapéu Folhajus

Mesmo criticado, Censo expõe o novo perfil do consumidor

Pirâmide etária terá cada vez mais mais idosos

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Se for confirmado em março, na apresentação dos dados oficiais do Censo, o menor crescimento do número de habitantes do Brasil na história, 0,7% em relação a 2010, terá forte impacto no mercado de consumo. Ainda que esses números sejam questionados e criticados e que até possam mudar, é evidente que a natalidade continua caindo e que a pirâmide etária terá, cada vez mais, mais idosos.

Em close bastante aproximado e ocupando todo o espaço da ilustração, o rosto de 8 pessoas centenárias, 4 homens e 4 mulheres representando etnias diversas. Todos sorriem com saúde para o observador
Ilustração de Libero - Libero - 7.abr.2022/Folhapress


E, como sabemos, milhões de pessoas com 60 anos ou mais sobrevivem no país com aposentadorias e pensões defasadas, além de gastar muito com saúde, por motivos óbvios.

O cenário é desafiador não somente por aqui, mas em todo o mundo. Nos últimos dias, greve geral convocada pelas centrais sindicais parou a França contra a proposta de reforma da previdência, que prevê aumento da idade mínima para aposentadoria de 62 para 64 anos.

Protesto em Paris contra o projeto de reforma previdenciária do governo - Thomas Samson - 19.jan.2023/AFP

Exigir mais idade para fazer jus à aposentadoria é um fenômeno mundial. Na Alemanha, por exemplo, a idade mínima dos aposentados aumenta ano a ano –deverá chegar a 67 anos em 2029. Aposentadoria com mais idade também é realidade na Dinamarca, nos Estados Unidos, na Coreia do Sul, no Reino Unido, na Grécia e na Holanda, entre outros países.

Os responsáveis pela criação do Estatuto da Pessoa Idosa, uma das boas leis brasileiras, que está completando 20 anos, enxergaram à frente e incluíram no texto prioridade máxima aos cidadãos com 80 anos ou mais em relação aos demais idosos. Os benefícios começam a partir dos 60 anos, mas há necessidades diferenciadas nas faixas etárias dos ainda mais velhos.

Industriais, comerciantes e demais prestadores de serviços também terão de se adaptar a todas essas mudanças. E isso não significa apenas fabricar e vender mais produtos para a chamada terceira idade. É necessário oferecer preços acessíveis e tornar os produtos mais saudáveis, seguros e confiáveis.
Também há que dotar as lojas de mais conforto e segurança, com pisos antiderrapantes, áreas de descanso, serviço médico de plantão e vendedores preparados para lidar com pessoas que, muitas vezes, têm restrições de leitura e audição.

Os profissionais da linha de frente também terão de respeitar questões comportamentais dos clientes. Há muitos consumidores e consumidoras idosos solitários, com poucas oportunidades de convívio social. Gostam de conversar, perguntam mais, enfim, demandam mais empatia, atenção e carinho.

As operadoras de planos de saúde já vêm enfrentando um desafio imenso: investir em cuidados preventivos que evitem doenças e consequente desequilíbrio financeiro, pois os beneficiários tendem a usar mais a assistência médico-hospitalar à medida que envelhecem.

Enquanto ainda não resolvemos problemas elementares do século 20, como concentração de renda, saneamento básico, deficiências de moradia, educação e saúde, o mundo mudou e não nos preparamos adequadamente.

Essa adaptação é muito difícil, cara e exigirá união e criatividade de todos nós para que viver mais também seja viver melhor.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.