Mariliz Pereira Jorge

Jornalista e roteirista de TV.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Mariliz Pereira Jorge

Depois das fake news

Palavra do ano, 'single use' é referente a produtos de plástico descartáveis

“Single use” foi eleita a palavra do ano pelo dicionário “Collins”. Talvez não tenha de imediato a repercussão da escolha de 2017, que apenas carimbou em “fake news” o selo acadêmico, depois de ter sido catapultada ao estrelato por Donald Trump. Das eleições americanas para o mundo.

Assim como a Collins, outras empresas rastreiam a constante transformação que a língua inglesa enfrenta ao refletir como a sociedade passa a se comunicar. Ainda em 2017, “feminismo” foi o grande destaque da editora Merriam-Webster, o que reforçou a importância da nova onda do movimento no século 21. De fato, é uma palavra que não saiu mais do vocabulário, inclusive de quem não gosta de feministas. 

O uso do termo “single use” vem crescendo desde 2013 e faz referência a produtos de plástico descartáveis, em geral usados uma única vez, que ganharam status de inimigos da natureza. As discussões sobre o assunto ainda são incipientes por aqui, restritas a pessoas com poder aquisitivo alto, praticantes de ioga e ecochatos, gente por quem eu tenho cada vez mais simpatia. 

Um relatório da ONU mostra que 60% a 80% de todo o lixo que vai parar no mar é plástico e que até 2050 poderá haver mais dele nos oceanos do que peixes. Poucas iniciativas têm sido tomadas para diminuir seu uso. Uma delas foi a proibição de canudos desse material em bares e restaurantes, pela Prefeitura do Rio. A medida enfrenta críticas, para muitos é enxugar gelo. Mas a escolha de “single use” pela Collins mostra que pode ser só o começo de uma grande mudança nos costumes. 

O que me lembra uma antológica entrevista de Paulo Maluf, então prefeito de São Paulo, no Roda Viva, em 1995. Maluf enfrentou jornalistas e telespectadores furiosos por causa da proibição do cigarro em restaurantes e da obrigatoriedade do uso de cinto de segurança. Vinte anos depois alguém teria coragem de se opor a essas mudanças?

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.