Mariliz Pereira Jorge

Jornalista e roteirista de TV.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Mariliz Pereira Jorge

Twitter é tóxico para mulheres

Projeto analisa episódios de agressões e de assédio moral na rede social

Análise da Anistia Internacional identifica mensagens problemáticas ou abusivas no Twitter
Análise da Anistia Internacional identifica mensagens problemáticas ou abusivas no Twitter - Richard Drew/Associated Press

Você quer transar? Essa foi uma resposta a um post meu que pedia sugestões de perfis para seguir no Twitter. O comentário recebeu mais de 200 likes. Pessoas acham natural ou divertido uma mulher ser abordada dessa forma nas redes sociais. É rotina.

Tanto que episódios de agressões e de assédio moral passaram a ser radiografados pela Anistia Internacional, desta vez em parceria com a Element AI, empresa de inteligência artificial. Batizado de Troll Patrol, o projeto analisou milhões de tuítes recebidos por 778 jornalistas e políticas, nos EUA e no Reino Unido. 

Os dados mostram que 7,1% das mensagens são consideradas problemáticas ou abusivas, o equivalente a uma a cada 30 segundos. Negras, mestiças, asiáticas e latinas tinham 34% mais chances de receber ataques racistas, misóginos ou homofóbicos do que brancas.

Tanto faz o espectro político. Jornalistas e políticas de direita e de esquerda enfrentam níveis semelhantes de abuso, mas as que defendem ideias progressistas recebem mensagens um pouco mais agressivas. Não há dados sobre o Brasil, mas sabemos o que ocorreu neste ano de eleição. 

Para a Anistia, ainda que o Twitter tenha atualizado sua política contra a propagação de ódio, este relatório, somado a informações dos dois últimos anos, mostra que a empresa “falhou em sua responsabilidade de investigar e responder às denúncias, o que leva muitas mulheres a se calar ou se censurar”. 

O ideal seria que ninguém agisse como troglodita ou precisasse de babás eletrônicas para fiscalizarem seu comportamento. Se você tem dúvida (e tem gente que não tem noção de como é tosco) ou quer checar quão agressivo é na internet, faça o teste no site do projeto. Uma ferramenta avalia a toxicidade dos comentários. O feito no meu post, por exemplo, foi considerado 76% abusivo. Não, não foi só brincadeira. 
 

Tópicos relacionados

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.