Mariliz Pereira Jorge

Jornalista e roteirista de TV.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Mariliz Pereira Jorge
Descrição de chapéu Folha, 100

Liberdade de expressão na Folha

Nunca pensei em poder dizer tudo o que penso e do jeito que penso

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Você pode escrever tudo o que pensa? É uma pergunta que escuto com frequência. Entendo que seja curiosidade natural e também muito excitante imaginar que jornalistas sejam manipulados pela direção dos veículos para dizerem só o que interesse a seus donos.

Não sei a realidade alheia, mas em sete anos como colunista deste jornal, que me faz companhia há quatro décadas, jamais fui censurada ou instigada a escrever sobre este ou aquele assunto. Até gostaria de receber sugestões, o trabalho por si só é bastante solitário.

Mas nem uma vírgula? Bem, teve um episódio. Numa coluna sobre a qualidade da água no Rio de Janeiro, pediram para que eu mudasse o título, porque já tinha "merda" demais no texto. Veja bem, pediram. Foi tão inusitado receber aquela ligação que levei uns segundos para entender. Concordei, pode tirar, claro.

O que é um "merda" para quem já cravou "vibrador", "puta" e "mamadeira de piroca" em caixa alta na página mais nobre da Folha? O que é um "merda" quando tenho liberdade para chamar presidente de idiota, de corrupto e de genocida?

Em tempos em que a liberdade de expressão é tão molestada e também usada para atacar nosso bem mais precioso, que é a nossa própria liberdade, é quase um luxo ser livre para questionar se um atleta é broxa ou mentiroso, enquadrar políticos de todos os espectros, defender aborto, falar de ressaca, drogas e sexo.

O que Clóvis Rossi diria ao ler? Sinto falta de seus emails generosos e bem-humorados. Carlos Heitor Cony falaria sobre isso? Penso neles com frequência e com reverência cada vez que enfrento a tela em branco. Nem no meu sonho mais louco, quando apenas me imaginava jornalista um dia, pensei em ocupar o mesmo espaço que já foi desses mestres. Muito menos em poder dizer tudo e do jeito que penso.

Aos leitores, obrigada pela companhia. À Folha, obrigada por tudo. Parabéns pelos 100 anos.

Consumidores enfrentam dificuldades para comprar água mineral na zona sul do Rio de Janeiro, após a crise hídrica da Cedae - Zimel Press/Folhapress

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.