Mariliz Pereira Jorge

Jornalista e roteirista de TV.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Mariliz Pereira Jorge
Descrição de chapéu Copa do Mundo feminina

Mães criam filhos machistas

É sobre os ombros delas que recai a responsabilidade da educação

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Almodóvar não faria melhor. Ángeles Béjar, mãe do presidente da Real Federação Espanhola de Futebol, se trancou em uma igreja para jejuar em protesto às medidas impostas pela Fifa a Luis Rubiales. Aos olhos do mundo, o filhinho da mamãe agarrou e beijou a boca da jogadora Jenni Hermoso à força.

O dirigente foi suspenso por 90 dias, até que o processo disciplinar seja concluído pela Fifa. Nesse período, perde a remuneração, parte do que sua mãe considera uma "caça desumana e sangrenta". Não há espaço para dúvidas na leitura do episódio. No Brasil, Rubiales poderia ser enquadrado em importunação sexual; na Austrália, final da Copa do Mundo e palco do beijo forçado, agressão sexual, assim como na Espanha, onde foi aberta uma investigação.

Luis Rubiales beija Jenni Hermoso na boca - BBC

Muita gente avaliou como exagero as acusações contra o dirigente, mais do mesmo daqueles que acham que o corpo da mulher vive numa prateleira à disposição do público. O que surpreende, ainda que não muito, foi a defesa almodovariana da mamacita machista, que ameaça morrer de fome pela honra do filho.

O teatro da mãe de Rubiales, ao negar a gravidade do fato, não é apenas atitude de uma mulher do seu tempo, é reflexo de uma triste realidade: sexismo passa de geração para geração e as mães têm mais influência do que os pais no comportamento machista herdado pelos filhos. Não sou eu quem diz, mas alguns estudos, como um conduzido pela Universidade do País Basco.

A explicação é simples. É sobre seus ombros que recai a responsabilidade da educação, exemplos de divisão de tarefas domésticas, o incentivo às brincadeiras, as noções básicas de igualdade de gênero. Não significa que sejam mais machistas do que os pais, apenas que passam mais tempo com os filhos. E não se trata aqui de culpar as mulheres, mas exaltar aquelas que criam seus filhos com uma visão feminista do mundo, para não ter que passar a mão na cabeça de marmanjo machista.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.