Mariliz Pereira Jorge

Jornalista e roteirista de TV.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Mariliz Pereira Jorge
Descrição de chapéu Todas terrorismo

O estupro como arma de guerra

Vida de mulheres na Faixa de Gaza é recheada de violências

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Uma camionete desfila nas ruas de Gaza, acompanhada por uma multidão de homens. Na caçamba, terroristas armados e o corpo de uma mulher seminua, vilipendiada, levada feito um animal, como um troféu. Shani Louk é germano-israelense e estava no festival de música invadido pelo Hamas. Mesmo local em que Noa Argamani foi sequestrada por motoqueiros. São imagens que jamais sairão da memória.

A violência contra as mulheres é usada como arma de guerra desde sempre. A historiadora italiana Lucetta Scaraffia explica que os exércitos vencedores exercem um direito de posse sobre o corpo das mulheres dos vencidos, tanto para dar vazão ao instinto sexual dos soldados, quanto para aterrorizar e humilhar as populações derrotadas. "Violar a mulher do inimigo é feri-lo naquilo que se considera que ele tem de mais íntimo e de mais precioso."

No caso do Hamas, há outro ingrediente nefasto nessa motivação: mesmo mulheres de sua origem são consideradas propriedade, cidadãs de segunda categoria. Desde que assumiram a Faixa de Gaza, os direitos civis femininos entraram em declínio e a vida é recheada de violências física, sexual, psicológica, econômica. Há restrições para trabalhar, estudar, de liberdade de expressão e de circulação. São proibidas de andar de moto, fumar em público. Desencorajadas a qualquer atividade de lazer ou mesmo a denunciar incesto. São mortas, acusadas de crimes contra honra. É um dos lugares no Oriente Médio que mais se destaca pelo número de casamentos infantis. O testemunho de uma mulher vale menos do que de um homem. Desigualdade de gênero é a norma.

Não surpreende que o Hamas sequestre, vilipendie, estupre, mate e desfile em praça pública mulheres de origem israelense. O que assombra é ver quem se diz feminista relevar as ações de uma organização misógina em nome de uma ditadura teocrática miliciana. Não é sobre o direito das mulheres, é só política.

Erramos: o texto foi alterado

Versão anterior da coluna se referiu erroneamente como mulheres palestinas em geral às palestinas que vivem na Faixa de Gaza, sob o Hamas.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.