Mariliz Pereira Jorge

Jornalista e roteirista de TV.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Mariliz Pereira Jorge
Descrição de chapéu machismo

Quem mandou ser mulher?

Um clássico da misoginia nossa de cada dia, uma das variações que ajuda a definir a cultura do estupro

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Há muitas perguntas sobre o roteiro de horror do estupro de uma mulher em completo estado de vulnerabilidade, em Belo Horizonte. Por que os amigos com quem assistia a um show deixaram que ela fosse embora sozinha diante do seu estado de embriaguez? Como o motorista de aplicativo abandona uma mulher desacordada numa calçada durante a madrugada? O que passa na cabeça de um homem, capaz de carregá-la inconsciente por três quilômetros para estuprá-la?

No entanto, uma pergunta que reverbera nas redes desde que o crime virou notícia é "quem mandou beber?". Um clássico da misoginia nossa de cada dia, uma das variações que tão bem ajuda a definir a cultura do estupro. Por que estava com essa roupa? Isso é jeito de se comportar? Por que a família não fez nada? Sabemos que tudo se traduz numa questão mais simples: quem mandou ser mulher?

Mulher é estuprada após ser deixada desacordada na calçada de casa, em Belo Horizonte - Reprodução/TV Globo

A reação desprovida de empatia nas redes nos traz ao menos a resposta de por que o Brasil se transformou na sociedade do estupro, na qual a violência é relevada e as vítimas seguem desprotegidas.

Também serve para entendermos por que os índices revelados no Anuário Brasileiro de Segurança Pública batem recorde no país, onde um caso é registrado a cada sete minutos.

No imaginário coletivo, a figura da mulher bêbada, seminua, sozinha, se divertindo é a resposta para tantos casos de violência sexual. Quem mandou ser mulher, não é mesmo? Mas o que este pensamento revela é mais do que cumplicidade. Parte dessas pessoas seria capaz de fazer o mesmo, estuprar uma mulher desprotegida ou ser conivente na omissão de socorro, porque enxerga na vítima a razão da sua própria agressão.

É parte da sociedade que ignora as estatísticas de que crianças e adolescentes são alvo preferencial de estupradores, que se aproveitam da vulnerabilidade daqueles que não sabem ou não conseguem se defender, exatamente como a mulher violentada no campo de futebol.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.