Marina Izidro

É jornalista e vive em Londres. Cobriu seis Olimpíadas, Copa e Champions. Mestre e professora de jornalismo esportivo na St Mary’s University

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Marina Izidro

Lewis Hamilton não ganhará o coração dos britânicos

Piloto sempre será julgado pelo que veste, fala, e até pelas vitórias

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

É um fim de temporada emocionante. Empatados em pontos, Max Verstappen e Lewis Hamilton deixaram a decisão do título da Fórmula 1 para a última corrida do ano, o GP de Abu Dhabi, neste domingo. Hamilton pode se tornar o primeiro octacampeão mundial da história da modalidade. Os britânicos vão gostar mais dele por isso? Acredito que não.

Sem dúvidas, há reconhecimento no Reino Unido a tudo que o piloto faz pelo esporte britânico. Mas existe uma linha bem definida entre admiração e carinho. Ao ver Hamilton ser ovacionado no GP de Interlagos ao pegar a bandeira do Brasil, me questiono se os brasileiros têm mais afeição por ele.

O piloto já foi alvo de todo tipo de manchete negativa ao longo dos anos e muitas parecem implicância. Para alguns, as roupas dele são muito extravagantes. Quando combate publicamente o racismo, defende questões ambientais, alimentação vegana, corre o risco de ser julgado por se posicionar demais. Foi criticado por ter trocado o Reino Unido por Mônaco (o que outros pilotos também fizeram) e acusado de deixar o próprio sotaque "americanizado". Há inclusive quem diga que ele só ganha por causa do carro. Até vencer muito virou problema.

Piloto da Mercedes Lewis Hamilton chega para os treinos do GP do Qatar - ANDREJ ISAKOVIC - 20.nov.2021/AFP

Em um documentário sobre a Família Real britânica exibido pela BBC, um jornalista descreveu a relação entre súditos e realeza de uma forma ao mesmo tempo engraçada e realista. Disse que os britânicos não vão criticar a Família Real enquanto seus integrantes tiverem "uma vida chata que envolva cachorros, cavalos, Escócia ou qualquer coisa que não tenhamos inveja". "Não podem parecer que estão se divertindo porque a função deles é ficar em pé na chuva e acenar." Há uma semelhança com quem espera que Hamilton apenas vença e fique quieto.

Há um ano, fiz uma reportagem para a Folha para tentar descobrir por que ele não era tão popular entre os britânicos. Fui a Stevenage, na Inglaterra, cidade natal de Hamilton. Foi onde ele começou no kart e entrou para o programa de desenvolvimento da McLaren aos 13 anos de idade. Mencionar o nome dele por lá gera um misto de orgulho e desconfiança.

Alguns o acusam de arrogância e de questionar as origens. Em 2018, ao fazer um discurso durante a premiação anual da BBC de Personalidade Esportiva do Ano, disse: "foi um sonho para nossa família fazer algo diferente, sair das favelas". No dia seguinte, pediu desculpas e falou que fez a escolha errada de palavras, mas o estrago estava feito.

Em Stevenage, a maioria é branca –88% e de classe média. Só 3,4% são negros. Para aquela reportagem, entrevistei Kehinde Andrews, professor de Black Studies da Birmingham City University. Andrews disse que se Hamilton não fosse negro, seria mais popular, e acredita que os britânicos se identificam com atletas brancos. O piloto, único negro da Fórmula 1, já falou que sofreu racismo na carreira.

Em 2019, o tabloide The Sun publicou uma entrevista em que Hamilton dizia que exibia a bandeira britânica com orgulho e que, para alguns, as vitórias dele pareciam não ser o suficiente. Será que ele ainda pensa hoje em dia sobre esse amor –ou a falta dele? Tomara que, para o piloto, os britânicos sejam como aquele crush da escola que você tenta conquistar, leva um "não" várias vezes e aí desiste, parte para a próxima e vai ser feliz. Qualquer que seja o resultado da corrida no domingo, Hamilton não precisa provar nada para ninguém.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.