Mario Sergio Conti

Jornalista, é autor de "Notícias do Planalto".

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Mario Sergio Conti

Diário da Côte d’Azur, dos Porsches de Cannes aos limões de Menton

Não há azul tão azul quanto o da baía dos Anjos, em Nice, mas para que as férias sejam dignas são precisos alguns passos

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

18 de outubro. Ivry-sur-Seine é um subúrbio sem nada do visual parisiense. A arquitetura dos prédios públicos é a do brutalismo dos anos 1960, de inspiração soviética. Raros são os cafés e bistrôs. Os passageiros da linha sete do metrô são mais pobres que os da cinco.

É um bastião do PCF que elege prefeitos comunistas desde 1925. Fico a uma cuspida da rua Lénine, que até 1962 se chamava Staline. Contudo, o arrabalde foi desindustrializado, não é mais uma periferia operária. A maioria é descendente de africanos ou árabes.

19 de outubro. Os amigos não levam fé na França Insubmissa, a nova tentativa para reerguer a esquerda europeia, cujo último malogro foi o Podemos, na Espanha. Alain acha que o partido faz média com o integrismo islâmico. Natalie diz que seu líder, Jean-Luc Mélenchon, é muito personalista.

21 de outubro. A caminho da Côte d’Azur, faço escala em Vichy, capital da França pró-nazista por quatro anos, a partir de 1940. Foi dada aqui a ordem para mandar judeus para os campos de extermínio.

Sem um busto de Pétain que vige em Vichy o mito que, naqueles anos, a França estava em Londres, com De Gaulle. Das três palavras do lema de Pétain, duas estão no de Bolsonaro, que obedecia a Trump como o marechal a Hitler: "Trabalho, Pátria, Família".

Num fundo azul e aquoso flutuam cinco águas vivas em amarelos rosas e azuis. Toda a ilustração é feita com pinceladas grossas.
Ilustração de Bruna Barros para coluna de Mario Sergio Conti de 21 de outubro de 2023 - Folhapress

22 de outubro. As águas de Vichy são enaltecidas desde que Roma colonizou a Gália. Tomei a Célestins e até a Boussange, com seu buquê de ovo podre. Um folheto prometia cútis de pêssego e fígado zero quilômetro, mas deu chabu.

Na certa fiquei demais nas termas, cuja receita dizia o seguinte. Cozinhe o cidadão em banho-maria na piscina morna. Amoleça-o na sauna a vapor. Mergulhe suas pernas numa tina de água prestes a congelar. Doure-o na sauna seca. Açoite-o com ducha gélida até virar geleia. Sirva-o de roupão na espreguiçadeira.

24 de outubro. Cannes, cidade onde cobri um festival quando o cinema era mudo, continua com Ferraris estacionadas na Croisette. A língua do luxo oligárquico é a mesma, mas agora se escuta mais russo que árabe no Majestic, no Martinez e no Carlton.

No Carlton, aliás, entrevistei Lars von Trier, que debutava nas telas com "O Elemento do Crime". Era um punk erudito: bebia cerveja no gargalo e discorria sem deslizes sobre Dante e Borges.

26 de outubro. Não há azul tão azul quanto o da baía dos Anjos, em Nice. Quando o horizonte do Mediterrâneo se mescla com o céu provençal do outono, a abóbada de luz se transmuta no índigo, no lápis-lazúli, no ponto de refração do espectro equidistante entre o azul-violeta e o azul-marinho —o azul da Côte d’Azur. Como o azul cerúleo de Nice é mudo, ecoemos Mallarmé: "O Anil! o Anil! o Anil! O Anil!".

Para que as férias sejam dignas, é mister ler a edição em papel do velho Herald Tribune, que hoje se chama International New York Times. Se possível, a leitura deve ser feita ao cair da tarde, tomando bellini, ou um Aperol spritz, ao ar livre. Sugiro dar especial atenção à coluna "Modern Love".

28 de outubro. O Principado de Mônaco avançou mar adentro e está apinhado de prédios abomináveis. Entre os novos, o mais bonito —sem qualquer patriotismo— é o Petite Afrique, do nosso Isay Weinfeld. São 12 andares abraçados por terraços silvestres.

Passei décadas jurando que o aquário de Mônaco era genial; por ser antigo, sóbrio e ter sido projetado pelo príncipe Rainier, o lobo do mar que se casou com Grace Kelly. Ledo engano. "Disneyficado", o aquário está com painéis berrantes e uma trilha sonora com marulhos. A desilusão só não é total porque as medusas bailam por ele, suavemente.

30 de outubro. O apartamento em Menton fica no topo na Cidade Velha, no centro histórico. Vê-se da janela a torre da basílica de São Miguel Arcanjo, biscuit do barroco provençal, e a fachada da capela da Conceição com as três estátuas das virtudes teologais: a fé, a esperança e a caridade.

Por estar ao lado da Ligúria, a cidade cultua a cozinha franco-italiana. É por isso que a socca, a crepe de farinha de grão de bico, chama-se farinata na Itália. E que a pissaladière seja a pizza, mas francesa.

1º de novembro. Como o néctar de Menton é o limão, um dos mais famosos do mundo, visitei o "terroir" cujo dono conseguiu com que o burgo obtivesse o selo "appellation geographique d’origine".

É um título tão nobre quanto o outorgado aos vinhos de Bordeaux, só que para limões. No fim, pude sorver, bem devagar, um dedo da limonada local. Não sei não. Na caipirinha, é muito melhor se garantir com o limão taiti.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.