Mario Sergio Conti

Jornalista, é autor de "Notícias do Planalto".

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Mario Sergio Conti

Paris bate o recorde de maior ditado do mundo nos Champs-Élysées

A França ainda não notou que o objetivo da educação é lucrar e perpetuar a nata que manda

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Há inúmeros motivos para estar em Paris no começo do verão. Um deles se deu no domingo passado, nos quase dois quilômetros entre o Arco do Triunfo e a Praça da Concórdia. É onde fica, segundo eles lá, a mais bela avenida do mundo, a dos Champs-Élysées.

O sol aquecia 5.100 pessoas, entre dez e 90 anos de idade, que se inscreveram para o certame. Pelo que deu para ver na televisão, não havia cabisbaixos. Mesmo sendo uma competição, reinava a alegria.

Ilustração do Arco do Triunfo em linhas pretas sob fundo creme
Ilustração para coluna de Mario Sergio Conti de 9 de junho de 2023 - Babayuka/AdobeStock

A avenida já viu muita coisa. Bonaparte fez no seu topo o arco em homenagem aos soldados que tombaram para que fosse imperador. De Gaulle desfilou ali para festejar a liberação de Paris —e colaboracionistas atiraram nele. Lá se festeja a Queda da Bastilha e as Copas do Mundo. No Réveillon, incendeiam-se carros. Os coletes amarelos a tomaram de assalto.

Mas nunca os Champs-Élysées tinham virado uma imensa sala de aula. Ela foi ocupada em sequência por três turmas. Logo na primeira caiu o recorde: 1.997 pessoas participaram do maior ditado jamais feito desde que o samba é samba. Ele entrou no livro "Guinness World Records". "Vive la France!"

Quem fez o megaditado foi Augustin Trapenard, um especialista na obra das irmãs Brontë. Ainda que apresente um programa na TV sobre questões vernáculas, não é todo dia que um crítico literário conduz uma atividade de massa. O ditado é uma paixão francesa.

Trapenard ditou um trecho de "A Mula do Papa", que está no livro "Cartas do Meu Moinho", de Alphonse Daudet (1840-1897). Ninguém lembrou, e muito menos denunciou, o antissemitismo de Daudet, escritor de segunda linha tido por grande estilista.

Como em todo ditado que se preze, Trapenard primeiro leu o trecho inteiro. Depois, repetiu cada frase três vezes. O texto tinha armadilhas, palavras especiosas. A mula de Daudet contracenava com um "fifre" (tocador de pífano) e "ourdisseuses" (urdideiras).

Os franceses fazem dois ditados por semana no curso básico. A caneta tinteiro é obrigatória. Os parágrafos devem começar a dois dedos da margem. O mata-borrão é liberado. Pula-se uma
linha a cada parágrafo. A professora deve falar com clareza.

O ditado é assunto recorrente na conversa de adultos. Eles se desafiam com palavras de ortografia difícil.
Alguns o recordam com desagrado. Mas concordam que o ditado é útil. Até porque, no curso superior, perde pontos quem comete faltas de acentuação, concordância e grafia.

A França é atrasada. Não notou que o objetivo da educação é duplo. Primeiro, lucrar. Depois, perpetuar a nata que manda e a malta que se mata em empregos manuais e mal pagos. Daí a obrigação do ensino caro e de ponta para os baronetes, e de escolas medonhas para a galera.

Gente com genes de dinossauros, a francesada tem um sistema educacional estatizado e grátis, do maternal ao Collège de France. Pagas, e com prestações tabeladas, só as poucas escolas religiosas, que contudo seguem o currículo geral e são controladas pelo Estado.

O ditado é um passo de sentido igualitário. Depois dele vem a análise de textos, que ensina crianças e adolescentes a entender o que leem, a destrinchar teses gerais e subordinadas, argumentação e conclusões. É um exercício de lógica no qual se apreende o sentido da linguagem escrita.

No fim, há as redações. Elas treinam os alunos a apresentar fatos e ideias, a concatená-las e expressar o que pensam. Seus temas vão de "minhas férias" a, como num vestibular recente, "guerra e paz: formas de conflito e modos de resolução". Na teoria, todos têm a mesma base educativa ao fim do curso.

À esquerda, diz-se que, a começar pelo ditado, a educação francesa é elitizada. Suas regras e fórmulas tolhem o engenho de alunos pobres, e a língua viva está nas periferias. De fato, a educação não é neutra, veicula valores tradicionais. Mas, sem normas, não há solo comum para a comunicação.

À direita, logo se escutam perguntas aflitas: e a liberdade? Onde fica o direito de dizer na escola que Papai do Céu tudo proverá e a Terra é chata? Cabe à família sã, não ao Estado lulopetista, ensinar que a cloroquina engorda e faz crescer. Ditado, só de Olavo de Carvalho.

De onde se conclui que a França e seus ditados não estão com nada. Que o digam os 66 franceses que ganharam o Prêmio Nobel. E que a França seja o sexto país mais produtivo do mundo —o Brasil é o 57º.

Paris pode ter a mais bela avenida. Mas nenhuma tão grande quanto a Sapopemba, na zona leste. Tem 45 km de pujança. Ali ninguém faz ditado.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.