Matias Spektor

Professor de relações internacionais na FGV.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Matias Spektor
Descrição de chapéu
Venezuela

Regime venezuelano dá seu primeiro grande passo em falso

Com prisão de 2 executivos da Chevron, governo parte para cima de quem está produzindo

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

A notícia passou despercebida pela imprensa brasileira, mas não deveria: semana passada, o regime venezuelano cometeu seu erro mais grosseiro. As autoridades prenderam dois executivos da petrolífera americana Chevron, acusando-os de traição.

O motivo é desespero. Nos últimos cinco meses, a produção de petróleo despencou em um quarto, a menor taxa registrada nos últimos 30 anos. Isso afeta em cheio os interesses estratégicos dos dois principais credores externos do país —a China e a Rússia. 

Para Pequim e Moscou, apoiar Caracas é uma forma de enfiar os dedos nos olhos de Washington, mas também é negócio rentável. Agora, com a queda vertiginosa dessa renda, ambos os países começam a rever seus cálculos. 

Por que o passo em falso do regime? 

O avanço contra a Chevron é fácil de entender. 

Como o governo não tem condições de restaurar a produção própria de petróleo devido à má governança e à roubalheira que afundaram a estatal PDVSA, precisa partir para cima de quem ainda está produzindo.

Só que, ao fazer isso, o jogo do próprio governo fica mais complicado. Se ele perde as rendas do petróleo, cai. Se surrupia os barris da Chevron, leva sanções redobradas do governo americano na cabeça. Se correr, o bicho pega. Se ficar, o bicho come. 

Diante dessa escolha, Caracas avançará contra a Chevron, mesmo que isso traga custos. O governo precisa de recursos agora, e os efeitos negativos de qualquer achaque à empresa só serão sentidos no dia de amanhã. 

Para sobreviver, o governo avançará contra seus próprios apoiadores nos Estados Unidos e em direção a mais autoritarismo e arbítrio, agravando a crise humanitária. A penúria do país vai piorar, mas o regime não cairá de imediato. 

Essa situação abre um mundo novo. Até outro dia, o regime conseguia utilizar com destreza os truques de seu repertório autoritário. 

Ele conseguia tirar recursos da indústria do petróleo e do narcotráfico, da venda de comida e de remédios. Com essas rendas, fazia das Forças Armadas seu pilar de sustentação: em troca de dinheiro para a tropa, punha tanques na rua quando útil ou necessário. Dividida, presa ou exilada, a oposição não criava problemas. 

Naquele mundo, o regime era imbatível. Tinha apoio externo e gozava da anuência do setor petrolífero americano, cujos empresários seguravam as tendências mais agressivas do Senado em Washington e contribuíam para sustentá-lo. Seus inimigos externos não conseguiam condená-lo e muito menos derrubá-lo. A economia ia para o brejo, mas o regime não caía.  

Na semana passada, a velha fórmula deixou de funcionar direito.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.