Matias Spektor

Professor de relações internacionais na FGV.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Matias Spektor
Descrição de chapéu

Israel de Bolsonaro

Simbolismo do conflito Israel-Palestina ganha impulso adicional com o pré-candidato do PSL

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Quando Jair Bolsonaro (PSL) prometeu fazer de Israel seu primeiro destino como presidente eleito, não estava de olho no voto judeu, mas no evangélico. Trabalhando para angariar apoio desse grupo, o candidato comprometeu-se a transladar a embaixada brasileira de Tel Aviv para Jerusalém. 

Guilherme Boulos (PSOL) reagiu de imediato: embarcou na primeira incursão internacional de sua campanha para visitar as cidades palestinas de Belém, Hebron e Ramala. No embalo, seu partido aprovou uma moção de apoio ao movimento “Boicote, Desinvestimento e Sanções” contra Israel. 

Em tese, não era para isso ocupar tanto espaço numa campanha presidencial porque os interesses estratégicos do Brasil ali são mínimos e a nossa capacidade de oferecer soluções, nula. O fluxo comercial —na casa do US$ 1,5 bilhão com Israel— é pequeno. 

Acontece que o simbolismo do conflito Israel-Palestina sempre foi enorme e ganhou impulso adicional com Bolsonaro na disputa. 

No passado, nem sempre a direita brasileira apoiou Israel. O regime militar, por exemplo, votou na ONU para condenar o sionismo como uma forma de racismo. E nem sempre a esquerda se jogou nos braços da Palestina. Embora Lula abrisse uma representação diplomática em Ramala, nunca deixou de fazer negócio com Israel. 

 
A força política do voto evangélico mudou essa equação. A partir de agora, será cada vez mais difícil para a diplomacia brasileira manter uma postura equilibrada entre as duas partes. 

Se o próximo presidente depender da bancada evangélica para governar, encontrará um ambiente propício para entregar resultados. Afinal, a coalizão parlamentar que governa Israel aplica mão dura contra os palestinos e avança na construção de assentamentos ilegais com confortável hegemonia. 

Essa coalizão opera para reforçar a identidade judaica do Estado israelense em detrimento de sua identidade democrática: direitos humanos não podem ser universais, disse há pouco Ayelet Shaked, a influente ministra da Justiça. Para muitos observadores dentro e fora de Israel, trata-se do início de um estado de apartheid. 

Da esq. para a dir.: Guilherme Boulos, Juliano Medeiros e Fred Henriques, do PSOL, em Belém, em abril deste ano
Da esq. para a dir.: Guilherme Boulos, Juliano Medeiros e Fred Henriques, do PSOL, em Belém, em abril deste ano - Pedro Charbel/Folhapress

Essa realidade obrigará a esquerda brasileira a tomar uma decisão. Uma opção é boicote e sanções, nos moldes propostos por Boulos. Outra é insistir na solução dos dois Estados, consagrada no direito internacional. 

Ocorre que a Autoridade Palestina está carcomida por corrupção, falta de eleições livres e um desastre humanitário em Gaza. Somando isso à política adotada por Israel, a solução dos dois Estados é irrealista. 

Ao que tudo indica, a política dos próximos governos brasileiros para o Oriente Médio será obrigada a responder a comandos cada vez mais radicais.  

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.