Matias Spektor

Professor de relações internacionais na FGV.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Matias Spektor

Em nome do pai, Eduardo Bolsonaro inaugura alinhamento aos EUA

Sua missão foi dar o primeiro passo na construção do relacionamento pessoal entre Jair e Trump

O deputado Eduardo Bolsonaro encerrou esta semana sua primeira viagem internacional como enviado especial do presidente eleito.

A missão aos Estados Unidos foi talhada para ser o primeiro passo na construção do relacionamento pessoal entre o pai e Donald Trump. 

Quando o deputado escreveu pedindo os encontros, a reação inicial na burocracia da Casa Branca foi de perplexidade. “Eles estão mesmo dispostos a se associar assim ao Trump?” Os americanos ficaram entusiasmados. 

Eduardo Bolsonaro, com o boné que retrata a nova fase de idealismo romântico - Reprodução G1

A viagem foi bem calculada. O emissário reuniu-se com quase todos os centros de poder que importam: o genro de Trump, os senadores Marco Rubio e Ted Cruz, os departamentos de Estado, Tesouro e Comércio, assim como a comunidade de negócios. 

O problema, entretanto, foi a mensagem. Em vez de fortalecer a mão de Bolsonaro em Washington, o primeiro movimento do governo terminou por enfraquecê-la. 

O filho chegou fazendo compromissos numa agenda cara ao governo americano —Cuba, Jerusalém, China e Venezuela. Nada pediu em troca além da deferência americana a Bolsonaro. 

Como Trump não respeita quem faz concessões unilaterais, a equipe de Bolsonaro desvalorizou o próprio passe. De quebra, confundiu investidores ao dizer que a reforma da Previdência pode não acontecer.

O voluntarismo do lado brasileiro é produto da crença arraigada segundo a qual Trump compensará os eventuais custos que Bolsonaro venha a incorrer no processo de se alinhar à Casa Branca.  

A expectativa do novo governo é que Trump seja leal a Bolsonaro, membro mais novo do movimento transnacional de lideranças de direita. 

Tal idealismo ingênuo é danoso para o Brasil e perigoso para o próprio governo Bolsonaro. Trata-se de crença irracional que ignora o gosto de Trump por arrancar concessões de seus principais parceiros a troco de nada. 

Ignora, acima de tudo, o fato de que Trump não tem condições políticas de dar ao Brasil acesso significativo ao mercado americano.

O boné usado pelo deputado em Washington (“Trump 2020”) retrata esta nova fase de idealismo romântico.  

Os americanos irão à forra. John Bolton fará 1.001 promessas vazias. Também tentará emplacar contratos. Caem no conto os mais ingênuos. 

Quem rói as cordas são aqueles quadros do novo governo que, conhecendo como funciona a geopolítica, têm ojeriza visceral a quem viaja mundo afora para dar ponto sem nó. 

Se esta missão der o tom da diplomacia dos próximos anos, os opositores podem descansar tranquilos. Não há risco de uma política externa desse tipo dar certo. 

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.