Maurício Meireles

Coluna editada por Maurício Meireles, repórter da Ilustrada.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Maurício Meireles

Herdeiras pedem R$ 3 mi por obra de Guimarães Rosa

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Continua em disputa o restante da obra de Guimarães Rosa, depois que "Grande Sertão: Veredas" foi para a Companhia das Letras.

É a primeira vez que os livros dele podem ficar em editoras diferentes. A obra estava na Nova Fronteira desde 1984, depois de ter saído da José Olympio, sua casa original.

A razão é que, enquanto "Grande Sertão: Veredas" pertence aos herdeiros da segunda mulher de Rosa, o resto da obra é dividido entre eles e os herdeiros do autor pela via de seu primeiro casamento.

Vilma Guimarães Rosa e os herdeiros de Agnes, sua irmã, morta em 2016, chegaram a pedir R$ 3 milhões na primeira rodada de negociações com um grupo de cinco editoras.

Todas elas também tiveram que apresentar um plano de gestão da obra, o que inclui divulgação e projetos educacionais.

Os diários inéditos do escritor têm sido mencionados nas conversas, mas não fazem parte da negociação.

As filhas do primeiro casamento de Rosa sempre se opuseram à publicação deles.

A atriz Ana Flavia Cavalcanti, a Dóris de ‘Malhação’, entra em carrinho de bebê para realizar sua performance ‘A Babá Quer Passear’, na noite de quinta (26), na Flip   - Zedu Moreau/Divulgação

20 E POUCOS O escritor e biógrafo Ruy Castro, colunista da Folha, prepara para a Companhia das Letras um livro sobre o Rio de Janeiro moderno dos anos 1920. A obra vai cobrir um arco temporal que começa com o Carnaval de 1919 e vai até a revolução de 1930.

20 E POUCOS Em 1919, aconteceu o primeiro grande Carnaval da cidade, logo depois das milhares de mortes da gripe espanhola. A obra terá 50 personagens principais, como Di Cavalcanti, Pixinguinha, Gilka Machado e J. Carlos, entre outros. "O Rio não precisava ser modernista, porque já era moderno", diz Ruy.

MEMÓRIAS Diva Guimarães, a aposentada que comoveu a plateia da Flip 2017 com um relato sobre sua experiência com o racismo, estava negociando com editoras um livro de memórias. Mas desistiu, pelo menos por ora. Achou muito dolorosa a experiência de se lembrar para escrever sobre tudo. Neste ano, ela não está em Paraty —visita um quilombo na Bahia.

ANTOLOGIA Gustavo Pacheco, uma das revelações da Flip neste ano, prepara uma antologia da obra de Sérgio Sant'Anna para sair em Portugal em breve. O lançamento será da Tinta da China.

TEATRO A Nova Fronteira prepara uma caixa com o teatro completo de Ariano Suassuna, em quatro volumes, cada um dedicado a um gênero.

Painel das Letras 

Coluna editada pelo jornalista Maurício Meireles.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.