Maurício Meireles

Coluna editada por Maurício Meireles, repórter da Ilustrada.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Maurício Meireles
Descrição de chapéu Livros

Bienal do Livro de SP usa frase falsa de Machado de Assis em material de divulgação

Agência de comunicação contratada pelo evento diz ter sido responsável pelo erro

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

O avental com a frase falsa de Machado de Assis, usado no material de divulgação da Bienal do Livro de São Paulo
O avental com a frase falsa de Machado de Assis, usado no material de divulgação da Bienal do Livro de São Paulo - Eduardo Anizelli/Folhapress
São Paulo

O material de divulgação da Bienal do Livro de São Paulo, que acontece de 3 a 12 de agosto, traz uma citação apócrifa atribuída a Machado de Assis —o trecho não tem nada que se aproxime do estilo do escritor carioca.

“Quem lê um livro, mal sabe como ele foi feito. Cada palavra puxa a essência do autor, cada ideia a sua vivência, cada conto sua dor, cada capítulo seu amor. A leitura de cada página nada mais é do que uma conversa sincera com o autor”, diz a citação, que vem estampada em um avental que se assemelha ao de livreiros ou atendentes e não está na prosa completa de Machado.

A agência Ogilvy, contratada para a comunicação do evento literário, diz que o erro foi seu e não da Câmara Brasileira do Livro, que cuida da organização do evento.

A Ogilvy afirma ainda que atribuiu as frases das artes digitais e impressas a alguns autores apenas para uso interno, e que o fornecedor dos aventais entendeu que a citação era de fato de Machado.

A agência diz que os aventais não seriam usados por funcionários da Bienal durante o evento e que foram produzidas 50 peças, apenas para distribuição a jornalistas.

ESCÂNDALO Conhecida por só publicar obras em domínio público, a Carambaia passa agora a comprar direitos de livros. A editora lançará “A Honra Perdida de Katharina Blum”, de Heinrich Böll (1917-1985), prêmio Nobel de Literatura de 1972. No livro, uma mulher se apaixona por um procurado pela polícia e se vê no centro de um escândalo explorado por um jornal sensacionalista.

BILDUNGSROMAN A editora lança ainda “A Ilha de Arturo”, de Elsa Morante (1912-1985), romance de formação que acompanha a história de um garoto de 14 anos órfão de mãe e solitário durante prolongadas ausências do pai.

HEBRAICO No pacote, por ora, também sairá “Meu Pai e Minha Mãe”, do escritor israelense Aharon Appelfeld, morto em janeiro. No livro, ele lembra sua infância antes da Segunda Guerra Mundial —aos oito anos, sua cidade foi tomada pelos nazistas e sua mãe, assassinada. Após dez anos, ele conseguiu fugir e passou três anos vivendo numa floresta, adotado por um bando de criminosos.

YOUTUBE Um dos poucos youtubers a estourar escrevendo ficção, com 400 mil exemplares vendidos, RezendeEvil lança sua primeira autobiografia. Em “Muito Prazer, RezendeEvil” (Suma), ele contará sua vida antes e depois da fama.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.