Maurício Meireles

Coluna editada por Maurício Meireles, repórter da Ilustrada.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Maurício Meireles

Série ao estilo de 'Harry Potter', mas com personagem negra, gera frisson no mercado

'Amari and the Night Brothers', de autor iniciante, já foi vendida para 22 países

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Depois de anos sem que novas séries infantojuvenis de sucesso surgissem, uma nova trilogia, lançada na última Feira do Livro de Bolonha, gera forte burburinho no mercado internacional.

O estreante B. B. Alston, um estudante de biomedicina, já recebeu adiantamentos vultosos em boa parte dos 22 países para o qual vendeu “Amari and the Night Brothers”, cujo primeiro volume só fica pronto em 2021 —aqui, quem levou foi a Companhia das Letras. 

Depois de uma disputa entre estúdios, os direitos para o cinema foram comprados pela Universal. O filme terá Marsai Martin, da série “Black-ish”.

Divulgado como uma espécie de “Harry Potter”, o livro entra no filão de obras de fantasia com protagonistas negros, na esteira de “Pantera Negra”. O irmão da protagonista desaparece misteriosamente, e ela descobre que ele tinha segredos. A personagem tem de passar o verão num certo Escritório de Assuntos Sobrenaturais, lugar cheio de seres mágicos.

Para descobrir o que houve com seu irmão, ela tem de competir com outras crianças e passar em três testes, enquanto enfrenta um mago do mal que ameaça a todos.

Ilustração de Rafaela Vilella no livro 'Valentes’ (Companhia das Letras), no qual Duda Porto de Souza e Aryane Cararo traçam perfis de refugiados de todo o mundo
Ilustração de Rafaela Vilella no livro 'Valentes’ (Companhia das Letras), no qual Duda Porto de Souza e Aryane Cararo traçam perfis de refugiados de todo o mundo - Divulgação

NOIR Com a morte de Andrea Camilleri, mestre do romance policial italiano, a Record antecipou para setembro o livro “Uma Voz na Noite”.  Nele, o detetive Montalbano começa sendo atacado por um polvo (isso mesmo), briga no trânsito e, no fim do dia, entra numa investigação que mistura máfia e poder político.
 

NOIR 2 A Flipelô, em Salvador, ocorre de 7 a 11 de agosto. Entre os convidados, está o alemão Max Annas, que acumula prêmios por seus romances policiais. O mais recente, “Morduntersuchungskommission” (comissão de investigação de assassinatos), fala de um crime na Alemanha Oriental, sob a cortina de ferro.

RÚSSIA A Carambaia lança em breve “O Caso Tuláiev”, do escritor belga de origem russa Victor Serge. Crítico do stalinismo, Serge narra os meandros da burocracia soviética nos anos 1930. A edição traz um ensaio de Susan Sontag, no qual ela afirma que o autor foi o primeiro a definir a URSS como “Estado totalitário”.

CUBA Leonardo Padura virá ao Brasil no próximo mês para uma série de eventos, promovendo seu último livro, “A Transparência do Tempo”. Ainda neste ano, a Boitempo publicará “O Romance da Minha Vida”, também dele, sobre um exilado que volta a Cuba para encontrar a autobiografia de um poeta.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.