Maurício Meireles

Coluna editada por Maurício Meireles, repórter da Ilustrada.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Maurício Meireles

Saraiva prepara ajustes em seu plano de recuperação judicial

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Como ficou alto o risco de que seu plano de recuperação judicial fosse reprovado pelos credores —provocando, portanto, a falência da empresa—, a Saraiva resolveu refazê-lo e reapresentá-lo até 31 de julho.

No lado do mercado editorial, editores sentiram falta, no primeiro plano, de métricas que permitissem avaliar a eficiência da recuperação depois de aprovada. 

Claro, isso além da proposta principal em si, que já era de pagar apenas 5% da dívida ao longo de 15 anos. Os outros 95% seriam pagos em debêntures (títulos de dívidas), que só seriam emitidos em 2034—ou seja, 16 anos após a aprovação do plano pelos credores. A dívida da Saraiva é de R$ 684 milhões.

Em nota, a rede de livrarias disse que “tem concentrado seus esforços no ajuste do plano para chegar a uma solução seja consenso entre os envolvidos”.

Ao mesmo tempo, editores têm visto com otimismo a recuperação da Livraria Cultura, cujo plano foi homologado pela Justiça em abril, com crescimento consistente das vendas. Além disso, a rede Leitura tem aberto novos pontos de venda pelo país e crescido também.

Ilustração de Mateus Acioli para o livro ‘Metropolis’, ficção científica de Thea von Harbou
Ilustração de Mateus Acioli para o livro ‘Metropolis’, ficção científica de Thea von Harbou - Divulgação

FICÇÃO CIENTÍFICA A Aleph publica, pela primeira vez no Brasil e em tradução direto do alemão, “Metropolis”, da escritora Thea von Harbou. O livro conta a história de um amor proibido entre um industrial e uma operária em uma cidade do futuro. 

FICÇÃO CIENTÍFICA 2 Sim, é a história do clássico filme do expressionismo alemão,do cineasta Fritz Lang. A autora era mulher dele, e o diretor resolveu adaptar a obra. A tradução é de Petê Rissatti, com ilustrações de Mateus Acioli. A edição da Aleph traz ainda um ensaio de Marina Person, um texto de Anthony Burgess e um programa da estreia do filme em Londres, em 1927.

FICÇÃO CIENTÍFICA 3 A série “Jogos Vorazes”, de Suzanne Collins, vai ganhar mais um livro, mas com uma “prequel”, com uma história que se passa 64 anos anos antes da original. A Rocco já comprou os direitos do romance, que sai lá fora em 2020 e deve virar filme.

ANTOLOGIA A Amazon lança na Flip, em 12 de julho, na Casa Paratodxs, o segundo volume da coleção Identidade, feita em parceria com as principais agências literárias do país. A antologia reúne autores contemporâneos, como Veronica Stigger, Oscar Nakasato e Deborah Dornellas, e tem curadoria de Marianna Teixeira Soares, Anna Luiza Cardoso e Mateus Baldi.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.