Mauricio Stycer

Jornalista e crítico de TV, autor de "Topa Tudo por Dinheiro". É mestre em sociologia pela USP.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Mauricio Stycer

'Complô contra a América', baseada em livro de Philip Roth, ecoa EUA de Trump

Trama ambientada em 1940, imaginando a derrota de Roosevelt na eleição, fala também dos dias atuais

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Philip Roth surpreendeu muita gente ao publicar, em 2004, "Complô contra a América". Diferentemente da maioria dos seus romances, este deixa o realismo de lado para se aventurar num gênero que muitos chamam de "história alternativa".

E se Charles Lindbergh tivesse disputado e vencido Franklin D. Roosevelt na eleição presidencial de 1940? Não é um ponto de partida aleatório. O aviador, de fato, se aventurou pela política e naquele ano, especificamente, era um dos principais defensores da ideia de que os Estados Unidos não deveriam entrar na Segunda Guerra. Lindbergh e os que defendiam essa tese, conhecidos como "isolacionistas", se agrupavam em torno de um comitê chamado "America First".

O escritor imagina o impacto dessa situação sobre a sua família, judeus de classe média baixa que moram no bairro de Weequahic, em Nova Jersey: o pai, um corretor de seguros, a mãe dona de casa e dois filhos. Philip, o mais jovem, narra o romance.

A vitória de Lindbergh na eleição transforma a vida da família. O primeiro ato do presidente é um acordo com a Alemanha nazista. Meninos judeus são enviados para um programa de intercâmbio com o objetivo de americanizá-los.

Cena da série "Complô Contra a América", da HBO, baseada em livro de Philip Roth
Cena da série "Complô Contra a América", da HBO, baseada em livro de Philip Roth - Divulgação

O romance provocou um misto de admiração e choque. Mas o seu contato com a realidade só foi percebido mais de uma década depois do lançamento, em 2016, na eleição de Donald Trump, cujo slogan era justamente "America First".

Questionado a respeito, em 2017, pela revista The New Yorker, Roth respondeu: "É mais fácil compreender a eleição de um presidente imaginário como Charles Lindbergh do que um presidente real como Donald Trump. Lindbergh, apesar de suas simpatias nazistas e tendências racistas, foi um grande herói da aviação. Tinha caráter e substância e, junto com Henry Ford, era o mais famoso americano de sua época. Trump é apenas um picareta ('a con artist')".

Ao adaptar o romance para a televisão, na minissérie "Complô Contra a América", David Simon (criador da memorável série "The Wire") tinha tudo isso em mente. Como contou à jornalista Liv Brandão, no UOL, quando leu o livro pela primeira vez, em 2004, viu apenas uma alegoria sobre o totalitarismo. Ao relê-lo uma década depois, enxergou os paralelos com a realidade.

Os primeiros dois episódios, de um total de seis, já foram ao ar (na HBO, às segundas-feiras, às 22h, e disponíveis online para assinantes). Muito boa, a adaptação consegue, assim como o romance, dar uma dimensão universal àquele microcosmo familiar.

Simon e Ed Burns, os criadores, parecem não ter pressa em situar o espectador no ambiente histórico e descrever a rotina dos seus personagens. Além do núcleo familiar, dois tipos se destacam, o rabino Lionel Bengelsdorf (John Turturro), que se encanta com Lindbergh, e Evelyn Finkel (Winona Ryder), uma tia ingênua do menino Philip (Azhy Robertson), que se aproxima do religioso.

Houve quem reclamasse do ritmo lento deste início da minissérie. Não vejo assim. Ao contrário, cozinhando em fogo baixo o drama, Simon e Burns estão apenas sendo respeitosos com o livro e preparando o espectador para o que vem por aí. Há muito de Philip Roth na minissérie. O que já vale muito.

*

Não queria deixar sem registro que nesta semana o jornalismo de TV mostrou, mais uma vez, a importância que pode ter, quando quer, no combate à desinformação. Merece elogios a longa (80 minutos) edição de quarta-feira do Jornal Nacional, da Globo, demonstrando, com fatos, os erros em quase todas as frases do pronunciamento feito pelo presidente Jair Bolsonaro um dia antes.

LINK PRESENTE: Gostou desta coluna? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.