Mercado Aberto

Maria Cristina Frias, jornalista, edita a coluna Mercado Aberto, sobre macroeconomia, negócios e vida empresarial.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Mercado Aberto

Mudança em hábitos alimentares é oportunidade para soja brasileira, diz consultoria

Aumento da procura por alimentos com maior teor de proteínas pode beneficiar exportações

Maria Cristina Frias
grãos de soja
Colheita de soja em Mato Grosso; maior parte da produção brasileira é exportada e usada para alimentar gado - Marcelo Justo - 27.mar.12/Folhapress

A tendência global de aumento do uso de soja na composição de alimentos industrializados poderá incrementar a produção brasileira da commodity em até 65%, segundo projeção da McKinsey.

“Cerca de 70% da soja é destinada à alimentação animal, e só 2% têm fins industriais. A busca por alimentos com maior teor protéico pode elevar esta parcela a 10% até 2026”, diz Nelson Ferreira, sócio da consultoria.

A alta na demanda da indústria de alimentos por esse grão é uma oportunidade para o Brasil exportar itens de maior valor agregado, afirma Ferreira. 

“Em termos de volume, o carro chefe continuará sendo o abastecimento à pecuária. Mas haverá um crescimento significativo de nichos de mercado abertos a esses produtos”.

A produção de açúcar, por outro lado, deverá sofrer sua primeira queda histórica nos próximos anos, impulsionada pela crescente obesidade. “Um cenário em que o açúcar é combatido como o cigarro não é absurdo”, diz. 

Leia a coluna completa aqui

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.