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Maria Cristina Frias, jornalista, edita a coluna Mercado Aberto, sobre macroeconomia, negócios e vida empresarial.

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Bolsonaro buscará agilizar acordos multilaterais, segundo diplomatas

Papel do Mercosul como agente negociador tende a ser mantido no curto prazo, segundo diplomatas

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Membros do Itamaraty familiarizados com a negociação do acordo comercial entre o Mercosul e a União Europeia dizem acreditar que o governo manterá os pontos em que já se chegou a um consenso.

 

O perfil liberal de Bolsonaro deverá se traduzir na busca por avanços rápidos nas tratativas também com outros países, segundo um diplomata brasileiro que participa da negociação com a UE.

O bloco mantém ainda conversas com países como Canadá, Coreia do Sul e Singapura.

O papel do Mercosul como o agente negociador tende a ser mantido no curto prazo, dadas as conversas multilaterais em andamento. A questão, porém, é ponto de incerteza.

Se Bolsonaro decidir negociar de maneira bilateral com outros países, isso poderia afetar fluxos de comércio já estabelecidos com países-membros, de acordo com o diplomata.

“O governo brasileiro presidirá o Mercosul em 2019 e poderá priorizar na agenda as reformas para que o bloco seja mais dinâmico e multilateral”, diz Dante Sica, ministro da Produção argentino.

“É importantíssima a integração com países de fora da região. Estamos otimistas em relação às conversas com a UE. Da nossa parte, o acordo já teria saído”, diz.

“A prioridade deve ser o aspecto comercial, e não o ideológico, como no passado. Com a UE, um ponto de entrave é o tratamento dado a produtos agrícolas”, diz o vice-ministro de Relações Econômicas do Paraguai, Juán Delgadillo.

 

Arrecadação de imposto sobre consumo cresce em São Paulo

A arrecadação de tributos do estado de São Paulo teve alta em termos reais de 2,4% nos dez primeiros meses de 2018, na comparação com o mesmo período do ano retrasado.

A melhora foi impulsionada pelo desempenho de dois impostos: 1,8% do IPVA (sobre propriedade de veículos) e 3,5% de ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços).

“A arrecadação sobre consumo costuma responder a retomadas da economia com rapidez; os tributos sobre renda são mais lentos para capturar mudanças”, afirma Nelson Marconi, professor da FGV.

A adesão de empresas a sistemas informatizados também impulsiona o recolhimento de impostos, segundo a advogada Bianca Xavier, sócia do Siqueira Castro.

“As multas de retificação de informações tributárias eram pequenas, mas com a implementação da nota fiscal eletrônica e a escrituração digital, passaram a ser um porcentual do faturamento, o que é significativo.”

Essas alterações fizeram as empresas pagar as somas corretas e com mais rapidez, o que ajuda a arrecadação, segundo Xavier.

 

Escoamento de grãos

A exportação brasileira de milho deverá crescer cerca de 60% em 2019, segundo a Anec (associação dos exportadores de cereais).

O aumento é explicado pelo nível baixo das vendas em 2018, devido à alta de custos e ao tabelamento do frete, afirma Sergio Mendes, diretor-geral da entidade.

“A previsão é que sejam embarcados 31 milhões de toneladas de milho neste ano, mas apenas em um cenário em que o preço do transporte não seja mais tabelado”, diz ele.

A exportação de soja deverá chegar a 73 milhões de toneladas, 13% a menos que no ano passado, quando o Brasil foi beneficiado por um aumento das compras chinesas devido a disputas comerciais com os Estados Unidos.

“A previsão no início de 2018 era que as vendas externas de soja chegassem a 72 milhões de toneladas. A estimativa foi ultrapassada em 10,5 milhões de toneladas.”

 

Hora de abrir a torneira

A Ouro Fino, empresa paranaense que comercializa água mineral, planeja investir R$ 50 milhões por ano até 2021 para aumentar sua capacidade de envase.

A expansão será necessária para ampliar a distribuição nacional do produto, o que deverá ser feito em parceria com uma outra empresa, segundo o diretor-executivo Marcelo Marques.

A companhia já tem um acordo similar com os supermercados Zaffari, de fornecimento de água para a linha de marca própria da rede.

“Temos uma fatia de 40% de mercado na região metropolitana de Curitiba, e atendemos também Santa Catarina, Rio Grande do Sul e São Paulo”, diz Marques.

“Com a nova aliança de distribuição, conseguiremos chegar ao Sul e ao Sudeste de forma intensiva, para disputar espaço com as maiores marcas.”

250
são os funcionários

300 mil litros
por hora é a capacidade produtiva da fonte

 

Internet... A Prefeitura de São Paulo assinará nesta quarta (2) um contrato com a America Net para que a empresa ofereça wi-fi grátis em 619 locais públicos da cidade.

...de graça Em contrapartida, a marca poderá explorar publicidade digital. Hoje, a administração municipal gasta R$ 12 milhões ao ano para manter 120 pontos de acesso.

 

Hora do café

com Felipe Gutierrez (interino), Igor Utsumi e Ivan Martínez-Vargas

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