Michael França

Ciclista, doutor em teoria econômica pela Universidade de São Paulo; foi pesquisador visitante na Universidade Columbia e é pesquisador do Insper.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Michael França

O (não) crime do aborto?

Legalização do aborto pode ter sido o principal fator para queda da criminalidade americana

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Aqueles brasileiros que hoje veneram os Estados Unidos possivelmente não se sentiriam seguros de morar lá no início da década de 1990. O país era marcado pela violência, e os noticiários diários dos jornais refletiam a sensação de medo da sociedade americana.

As projeções para a década seguinte não eram animadoras. Enquanto a taxa de homicídios realizados por adolescentes apresentava uma progressiva escalada, o presidente Clinton argumentava que seria necessário reverter o crescimento do crime juvenil para evitar mergulhar o país no caos (“Freaknomics”, 2005).

Porém, algo inesperado aconteceu: os índices de criminalidade diminuíram sistematicamente. Aqueles especialistas que haviam feito previsões catastróficas logo mudaram o discurso. Diversas explicações surgiram e, dentre elas, as principais razões apontadas para a queda da criminalidade foram o maior controle de armas, a implementação de novas estratégias pela polícia, o aumento do encarceramento e o crescimento econômico.

Entretanto, uma explicação ficou longe do debate público da época. Segundo um estudo realizado pelos renomados economistas John Donohue e Steve Levitt, a legalização do aborto pode ter sido o principal fator para essa queda.

A explicação teórica é relativamente simples. A Suprema Corte descriminalizou o aborto em 1973. Com isso, milhares de crianças deixaram de nascer e, 20 anos depois, a quantidade de adolescentes, que são mais propensos a atividade criminal, diminuiu. Pesquisas realizadas na Europa já haviam mostrado que existe uma relação entre aborto e criminalidade.

Isso ocorre por diversos motivos. Negar o procedimento de interrupção da gravidez para uma mulher pode gerar um sentimento de ressentimento em relação ao filho indesejado. Desse modo, a criança tende a viver em um lar não saudável. Por meio de análise econométrica, mesmo com a utilização de controles para características socioeconômicas, essas crianças têm mais chances de cometer crimes quando crescem.

As mulheres solteiras, adolescentes e desfavorecidas têm maior probabilidade de demandar o procedimento. Estudos apontam que crianças geradas por essas mulheres apresentam maiores riscos de se envolver em uma atividade criminal na adolescência.

Adicionalmente, a capacidade dos pais de oferecer um ambiente acolhedor para a criança pode variar ao longo do tempo e tende a ser afetada pela idade, educação, renda, presença do pai e abuso de drogas ou álcool. Nesse âmbito, o aborto representa uma das formas usadas no planejamento da gravidez.

Donohue e Levitt exploraram a variação no tempo em que a legalização foi realizada nos estados americanos e estimaram que o aborto tivesse sido responsável pela queda de até 50% na criminalidade (“The impact of legalized abortion on crime”, 2001).

Além disso, eles concluíram o artigo, publicado em 2001, com uma previsão de que o aborto legalizado seria responsável por declínios de 1% ao ano no crime nas duas décadas seguintes. Em 2020, os pesquisadores incorporaram 17 anos de dados na análise e publicaram um novo trabalho apresentando evidências de que a previsão apresentou suporte empírico (“The impact of legalized abortion on crime over the last two decades”, 2020).

Nesse contexto, é impactante descobrir que existem fortes evidências sugerindo que o aborto tenha sido o principal responsável por uma das maiores quedas da criminalidade da história americana. Entretanto, mais impactante ainda é saber que esse tipo de evidência e mecanismos para melhorar o planejamento familiar não são discutidos com o cuidado que merece no debate público brasileiro.

O texto é uma homenagem à música “What’s Up?”, de Linda Perry, interpretada por 4 Non Blondes. Por fim, o leitor atento deve ter percebido que o colunista não tem intenção de fazer nenhum juízo de valor em relação ao aborto.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.