Mirian Goldenberg

Antropóloga e professora da Universidade Federal do Rio de Janeiro, é autora de "A Invenção de uma Bela Velhice"

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Mirian Goldenberg

Sete ideias para ser mais feliz

Recebi muitas mensagens sobre a invenção de uma bela velhice após minha palestra viralizar

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Recentemente, falei sobre a invenção de uma bela velhice no TEDx São Paulo. O vídeo da minha palestra foi publicado no Youtube em janeiro de 2018 e, no início do Carnaval, começou a viralizar. Em um só dia, teve mais de 100 mil visualizações. No momento em que escrevo a coluna ele já foi visto por mais de 646 mil pessoas em todo o Brasil.

Na Índia, mulher sorridente fecha os olhos enquanto pessoas passam pó colorido em seu rosto
Na Índia, mulher fecha os olhos enquanto pessoas passam pó colorido em seu rosto - Francis Mascarenhas/Reuters

 

Fui abordada na rua por uma mulher de 74 anos: “Mirian, assisti o seu vídeo cinco vezes. Você me fez chorar, mexeu muito comigo. Suas palavras me fizeram refletir muito, parece que você estava falando comigo. Você está me ensinando a viver o envelhecimento com mais alegria. Você está conseguindo mudar a vida de muitas mulheres. Muito obrigada pelo seu lindo trabalho”.

Inúmeras mulheres me escreveram para agradecer e contar que enviaram o vídeo para todas as amigas. As mensagens que recebi revelam as sete ideias que elas mais gostaram.

Mais feliz

Leitoras falam sobre ideias para uma bela velhice

  1. Curva da felicidade

    “Amei a sua aula sobre a curva da felicidade. Estou com 45 anos, exatamente na fase do ‘será que eu posso?’. Estou me sentindo invisível, transparente, uma mulher ‘nem-nem’: nem jovem, nem velha.”

  2. Melhor momento

    “Tenho 63 anos e, como suas pesquisadas, digo categoricamente que é o melhor momento de toda minha vida, nunca fui tão feliz. É a primeira vez que eu posso ser eu mesma, nunca fui tão livre.”

  3. Vampiros emocionais

    “É verdade: o tempo é o nosso principal capital na velhice. Foi difícil, mas aprendi a dizer não. Não tenho mais tempo para desperdiçar com vampiros emocionais e sanguessugas! Faxina neles!”

  4. Botão foda-se

    “Já liguei o botão do foda-se há muito tempo. Repito interiormente como um mantra: ‘foda-se!’. Inspirada na sua palestra, estou organizando com todas as minhas amigas o Primeiro Encontro do Foda-se!”

  5. Cuidar de mim

    “Quem vai cuidar de mim na velhice? Eu mesma, lógico! E também as minhas amigas. Temos um projeto de morar todas juntas em uma casa enorme.”

  6. Maturidade

    “Com a maturidade, passei a rir e brincar muito mais, principalmente rir de mim mesma. Não tenho mais medo do que os outros pensam!”

  7. Liberdade

    “Concordo totalmente com você: a melhor rima para felicidade é liberdade.”

 


Estou muito feliz e emocionada com a viralização da minha palestra. Será que, finalmente, as mulheres brasileiras estão começando a acreditar na beleza da velhice?

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.