Mirian Goldenberg

Antropóloga e professora da Universidade Federal do Rio de Janeiro, é autora de "A Invenção de uma Bela Velhice"

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Mirian Goldenberg

'Por que você não para de falar sobre velhos?'

Assunto é importante enquanto houver desrespeito contra os idosos

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Recentemente, uma amiga me contou que estava incomodada com a minha obsessão com pesquisar, escrever e falar sobre envelhecimento e felicidade. 

“Você só escreve sobre velho, só gosta de conversar com gente velha. Diz que tem 93 anos e usa uma camiseta com os dizeres: ‘Velho é lindo!’. Eu posto no Instagram fotos dos meus filhos e netos, você só posta fotos dos seus velhinhos de mais de 90 anos. Até Academia da Terceira Idade está fazendo. É muito chato e deprimente ouvir o tempo todo que velho não é o outro, que eu também sou velha. Sei que é o seu projeto de vida, mas você não se cansa dessa militância full time contra a velhofobia?”

Casal de idosos chegando ao Jardins das Tulherias, em Paris, na França
Casal de idosos chegando ao Jardins das Tulherias, em Paris, na França - Benoit Tessier/Reuters

Um leitor também pediu: “Por que você não para de falar sobre velhos? É importantíssima a sua fala sobre invisibilidade, preconceito e violência contra os mais velhos. Mas você tem tantas pesquisas bacanas, sou seu fã. Gosto muito quando você escreve sobre amor, sexo e traição”.

Entendo que eles queiram que eu escreva sobre outras questões. E prometo que mudarei de assunto na próxima coluna. Mas nesta terça (1º) é comemorado o Dia do Idoso, e eu não posso perder a oportunidade para refletir sobre nossos medos, preconceitos e sofrimentos associados ao envelhecimento.

Cada brasileiro que ignora, desrespeita e ofende os mais velhos deveria reconhecer que também é ou será velho um dia. 

Aqueles que são negligentes, violentos e abusam financeiramente das pessoas de mais idade, que xingam as mulheres mais velhas de feias, estão construindo o seu próprio destino como velhos. 

Se cada um de nós começar, dentro de casa, a escutar com atenção as histórias dos seus pais e avós, reconhecer sua importância e valor, enxergar a beleza de todas as fases da vida, cuidar com carinho e demonstrar admiração e gratidão por tudo o que as pessoas de mais idade representam, não vou mais precisar falar tanto sobre velhos, não é verdade? 

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.