Mônica Bergamo

Mônica Bergamo é jornalista e colunista.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Mônica Bergamo

Eventual habeas corpus a Lula deve protelar prisão só até dezembro

A previsão é de ministros do Superior Tribunal de Justiça

O eventual habeas corpus que Lula pode conseguir no STF (Supremo Tribunal Federal) para não ser preso logo depois que o TRF-4 (Tribunal Regional Federal da 4ª Região) julgar seus embargos deve protelar a detenção no máximo até dezembro.

CALENDÁRIO

A previsão é de ministros do STJ (Superior Tribunal de Justiça), considerando que o STF no máximo decidirá que uma pessoa só pode ser presa depois de esgotados recursos nesta corte. Um dos magistrados do STJ diz que o caso estaria julgado em no máximo seis meses —ou antes das eleições. Outros preveem que, com pedidos de vista, a decisão sai no fim do ano.

HISTÓRICO

Era grande a expectativa no PT sobre a atitude que a presidente do STF, Cármen Lúcia, vai tomar no caso de Lula. Ela já se declarou impedida em processos defendidos por seu amigo Sepúlveda Pertence, que advoga para o petista.

PORTA DA ESPERANÇA

E o STF (Supremo Tribunal Federal) deve apreciar depois do Carnaval um habeas corpus da defesa de Paulo Maluf pedindo que ele seja libertado. Uma das possibilidades é a prisão domiciliar.

RETRATO

Aos 86 anos, Maluf já emagreceu 10 kg. Sem tintura, seus cabelos ficaram brancos. A barba está crescendo, já que ele não consegue usar as lâminas da prisão. Maluf caminha de muletas e é ajudado por um interno que é médico e fica em sua cela, na ala dos idosos da Papuda.

EM CASA

Até hoje ele não permitiu que familiares o visitassem. Maluf não quer que eles passem pela revista íntima.

MESADA

O único que vai na Papuda é o assessor Jesse Ribeiro, que leva frutas e R$ 100 que o Maluf pode gastar na prisão semanalmente. O ex-prefeito recebe também a equipe do advogado Antonio Carlos de Almeida Castro, o Kakay.


Os atores Bruno Gagliasso, Giovanna Ewbank, Giovanna Lancellotti, Caio Castro e Carina Sacchelli estiveram na pré-estreia do filme “Cinquenta Tons de Liberdade”, na quarta (7). A promoter Fernanda Barbosa e a empresária Rosangela Lyra tambem assistiram à sessão, no Cinépolis do JK Iguatemi.

SAPO AQUI

Depois do pato, que virou símbolo da entidade nos protestos contra aumento de impostos, a Fiesp (Federação das Indústrias do Estado de SP) vai lançar uma nova campanha: “Chega de Engolir Sapos”, pela baixa dos juros. A ideia é fazer batráquios infláveis gigantes e colocá-los na frente de bancos privados. A estreia deve ser na própria avenida Paulista.

PATO ACOLÁ

Os badalados patos da Fiesp já enfrentaram todo tipo de aventura —um deles chegou a ser “preso”.

 

É que a entidade guardava os infláveis que estavam em Brasília em uma pousada nos arredores da capital. Uma batida policial na rua onde ela fica apreendeu um dos bonecos —que ficou “detido” por cinco dias.

TÔ FORA

O DEM não topa mais embarcar numa eventual candidatura de Luciano Huck, costurada pelo ex-presidente Fernando Henrique Cardoso. Um dos nomes cogitados para vice do apresentador era o do ministro da Educação, Mendonça Filho (DEM-PR).

NOME PRÓPRIO

Questionado sobre a possibilidade de o DEM indicar o vice de Huck, o presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ), diz: “Gosto do Luciano. Em dezembro, as portas estavam abertas para ele se filiar ao partido e ser nosso candidato. Mas ele afirmou que não concorreria. O DEM buscou  alternativa. E terá candidato próprio”. A legenda deve lançar o próprio Maia.

PALAVRA

Sem o DEM, restaria a Huck o PPS, o que daria a ele pouco tempo de TV na propaganda eleitoral.

 

No ano passado, em artigo na Folha, o apresentador disse que não concorreria à Presidência.

ABRE ALAS

Alê Youssef, Mariana Ximenes, Georgiana Góes, Plínio Profeta e Thaysa Jafet representarão o grupo Sem Rival no carro que simboliza os blocos de rua do Rio no desfile da Mangueira.

 

Leandra Leal será o destaque do trio em nome do Bola Preta, bloco da cidade do qual ela é porta-estandarte.


QUADRO A QUADRO

A exposição “Pinacoteca Carnívora”, de Federico Herrero, foi aberta na quarta (7), na Galeria Luisa Strina. Maria Quiroga, uma das diretoras do espaço, e as artistas Selma Craveiro Gusmão e Lola Ramos compareceram ao evento. 


CURTO-CIRCUITO

O DJ e produtor holandês Fedde Le Grand confirmou presença no Sensation Brazilian Tour, festa de música eletrônica que ocorre em São Paulo no dia 31 de março.

O espetáculo “O Jardim” reestreia nesta sexta (9). Às 21h, no Teatro João Caetano.

com BRUNA NARCIZO, BRUNO  B. SORAGGI e JOÃO CARNEIRO

Tópicos relacionados

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.