TSE fará auditoria 'em tempo real' em urnas eletrônicas, diz ministro

Inspeção do software pretende eliminar dúvidas quanto à segurança da votação

O ministro do STF Luiz Fux conversa com Alexandre de Moraes na primeira sessão que preside no TSE
O ministro do STF Luiz Fux conversa com Alexandre de Moraes na primeira sessão que preside no TSE - Pedro Ladeira/Folhapress
Letícia Casado
Brasília

O presidente do TSE (Tribunal Superior Eleitoral), ministro Luiz Fux, disse nesta quinta-feira (8) que haverá uma auditoria final "em tempo real" nas urnas da eleição de 2018.

O trabalho será feito por amostragem e vai começar uma hora antes do início da votação.

A inspeção do software vai servir para eliminar dúvidas quanto à segurança da votação, disse Fux em sua primeira conversa com jornalistas desde que assumiu o tribunal, na terça (6).

O tribunal ainda não definiu quantas urnas serão verificadas pela comissão de auditoria, que vai contar com integrantes de diversos órgãos, como Ministério Público e Policia Federal.

A medida foi definida depois que a empresa vencedora da licitação para imprimir votos falhou nos testes, na semana passada.

Sobre o voto impresso, Fux disse que é preciso esperar a decisão do STF (Supremo Tribunal Federal). A PGR (Procuradoria-Geral da República) entrou com ação pedindo a inconstitucionalidade do artigo de lei que determina o voto impresso, aprovada em 2015 na minirreforma eleitoral.

Imagem mostra urna eletrônica utilizada nas eleições
Urna eletrônica utilizada nas eleições; TSE fará auditoria 'em tempo real' - Diego Herculano - 26.set.2016/Folhapress

De acordo com a PGR, o TSE deve adotar "medidas necessárias para a implementação do modelo impresso associado ao modelo eletrônico, entre as quais se evidenciam a necessidade de estudos para a adequação da mudança, a realização de licitação para compra das impressoras e dotação de recursos para essa finalidade". A relatoria do caso está com o ministro Gilmar Mendes.

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.