Mônica Bergamo

Mônica Bergamo é jornalista e colunista.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Mônica Bergamo
Descrição de chapéu stf febre amarela

Instituto Butantan inicia pesquisa de nova vacina contra febre amarela

A que está sendo aplicada hoje no Brasil é de 1940

 

O Instituto Butantan está iniciando pesquisa para desenvolver uma nova vacina contra a febre amarela.

DESDE SEMPRE

A que está sendo aplicada hoje no Brasil é de 1940. Embora segura, ela causa reações colaterais que podem afetar entre 2% e 5% dos vacinados. A literatura médica aponta ainda uma morte para cada 450 mil doses aplicadas.

FORTE REAÇÃO

Os efeitos ocorrem porque a vacina é feita com o vírus atenuado (vivo, mas fraco) da doença. Em situações raras, o corpo não consegue conter a multiplicação dele.

CONSULTA

O instituto já conversa com o NIH (National Institutes of Health), dos EUA, sobre a empreitada.

PORTA FECHADA

Cármen Lúcia restringiu ao mínimo necessário a consulta a outros ministros sobre temas delicados, ao contrário do que fazia no início de sua gestão na presidência do STF.

ESCOLA

O FBI desembarca no Brasil em março para fazer uma exposição no TSE (Tribunal Superior Eleitoral) sobre como o órgão rastreou e tentou combater as fake news nos EUA.

ESCOLA 2

A corte montou uma força-tarefa junto com a PF (Polícia Federal) para tentar inibir a divulgação de notícias falsas durante a eleição.

POR ESCRITO

A advogada Janaina Paschoal, uma das autoras do pedido de impeachment da ex-presidente Dilma Rousseff, publicará em livro, no dia 14, a sua tese “Religião e Direito Penal — Interfaces Sobre Temas Aparentemente Distantes”.

EU CREIO

Janaina defendeu a tese no ano passado em um concurso que escolheu dois novos professores titulares da Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo, no qual foi reprovada —ela ficou em último lugar. “Ou se acredita no que se defende, ou não. A opinião dos outros é relevante, mas não pode ser determinante”, afirma.


POSITIVA

“Eu Vou Dizer que Sim” e “ te Namorando” são os títulos das duas canções inéditas que Baby do Brasil compôs e lançará no final de março. 
 

 


As faixas fazem parte do próximo álbum da cantora, que sairá no segundo semestre.


MOCHILA

O Ministério Público de São Paulo instaurou um inquérito para investigar eventuais irregularidades no fornecimento de uniformes escolares à rede municipal na capital. A medida foi determinada a partir de uma representação do vereador Toninho Vespoli (PSOL-SP). 

 

Uma auditoria do Tribunal de Contas do Município (TCM) apontou problemas de qualidade e atraso na entrega das peças.

CALMA

A Secretaria Municipal de Educação afirma que ainda aguarda o envio da análise técnica pelo TCM. E que, se confirmada qualquer irregularidade, as empresas serão multadas. Diz também que já penalizou os consórcios responsáveis em R$ 1,2 milhão pelos atrasos.

ARCO-ÍRIS

A Secretaria Estadual da Cultura lançou um edital para apoiar paradas LGBT no interior e litoral de São Paulo. Os 12 eventos contemplados receberão carro de som e um DJ ou atração cultural.

BILHETERIA

A mostra de Jean-Michel Basquiat no CCBB de São Paulo já recebeu cerca de 100 mil visitantes após um mês em cartaz. A exposição pode ser vista até 7 de abril.

ESTRELAS

Alunos da rede estadual de São Paulo poderão avaliar a merenda escolar com o aplicativo “Minha Escola” a partir de sexta (2). Ele foi desenvolvido pela Secretaria de Educação como parte de uma parceria com a Controladoria Geral da União (CGU) e a Fundação Getúlio Vargas (FGV).

ANO NOVO

A TV Bandeirantes oferece almoço ao mercado publicitário na terça (27) para apresentar as novas atrações da emissora. O elenco estará presente.


DOSE DUPLA

A Biblioteca Mário de Andrade promoveu, na semana passada, a abertura das exposições “A Respeito da Proximidade”, do artista Luiz Paulo Baravelli, e “Fósseis Contemporâneos”, de Miguel Anselmo. O diretor da instituição, Charles Cosac, o curador Jacopo Crivelli Visconti e a artista plástica Mariannita Luzzati estiveram lá. 


CURTO-CIRCUITO

A filial carioca do hotel Emiliano recebeu o prêmio Frame Best Hotel of The Year.

Célio Turino lança nesta segunda (26) o livro “Cultura a Unir os Povos — a Arte do Encontro”. No Memorial da América Latina.

O Pensamento Nacional das Bases Empresariais e a Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo promovem nesta segunda (26) um debate sobre a atuação do Legislativo municipal. Das 9h às 11h, na rua General Jardim, 522. 

com  BRUNA NARCIZO, BRUNO B. SORAGGI e JOÃO CARNEIRO

Tópicos relacionados

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.