Mônica Bergamo

Mônica Bergamo é jornalista e colunista.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Mônica Bergamo

"Tô parecendo um abacaxi?", pergunta Juliana Paes antes de entrar na Sapucaí

Atriz desfilou na Grande Rio

Bem na beira de um córrego que cheira a esgoto, Juliana Paes se agacha para cortar o cabelo ela queria encurtar os fios da crina de cavalo que usaria para desfilar como rainha de bateria da Grande Rio. Pergunta: "Tô parecendo um abacaxi? É a intenção!".

 

A fantasia da atriz faz referência ao troféu abacaxi que Chacrinha entregava aos calouros que desafinavam em seu programa. A escola homenageia o apresentador em 2018, ano em que ele completaria 101 anos.

 

O clima da concentração é de reencontro. Rita Cadillac, que foi chacrete, se aproxima de seu carro alegórico dizendo que vai matar a saudade no desfile. Gretchen, que cantou em programas de Chacrinha, é abordada por outra ex-chacrete: "Sou a Regina Polivalente!".

 

Gretchen dá um gritinho. "Quanto tempooo!", diz Regina, 53. E Gretchen, 58: "Tálindaaa!".

 

Wanderléa passa. "Ai, Gretchen, querida!",exclama ela, que diz ter vindo para representar o "laço afetivo" que tem com a família do apresentador: ela foi noiva de Nanato Barbosa, filho de Chacrinha que ficou paraplégico após um acidente. Aos 71 anos, a cantora diz que mantém a saúde "trabalhando muito, sem parar".

 

O ator e ex-deputado StepanNercessian, que interpretou Chacrinha em um musical e agora representa o apresentador no desfile, falou com a coluna.

 

Qual é a importância de homenagear Chacrinha?

Ele sempre foi Carnaval puro. Fantasia, sensualidade, música, dança, povo.

Os desfiles estão politizados. Como vê isso?

Acho que o Carnaval está, na verdade, voltando a ser politizado. O Carnaval sempre foi politizado. Aí perdeu [isso] e agora tá voltando a ser o que era. A falta de patrocínio também é boa. As escolas ficam mais livres.

Há também uma campanha forte contra o assédio durante a festa.

O assédio ficou criminalizado porque algumas pessoas perderam o limite. Mas a paquera sempre fez parte do Carnaval e sempre foi feita com muito charme, muita educação. Depois que ultrapassaram os limites, é bom que tenha um freio mesmo. Assédio é falta de educação.

Leia a coluna completa aqui.

Com BRUNA NARCIZO, BRUNO B.SORAGGI E JOÃO CARNEIRO, do Rio de Janeiro

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.