O ministro Marco Aurélio Mello, do STF (Supremo Tribunal Federal), está mudando todos os seus telefones e endereços de email. Ele não estava mais sequer conseguindo trabalhar tal a quantidade de ligações e mensagens que recebia criticando sua postura no caso do habeas corpus de Lula.
LADO
Foram mais de 2.000 emails e telefonemas, segundo diz, com pessoas que o pressionavam a mudar de posição. Mello nunca se conformou com a autorização dada pelo STF para que pessoas condenadas em segunda instância pudessem ser presas.
Ele é o relator das ações que questionam a constitucionalidade da medida.
PESO PESADO
O magistrado credita a investida em seus aparelhos de comunicação à “paixão da turba”. E diz que nem as chamadas nem artigos na mídia ou postagens em redes sociais mudam as suas opiniões. “Mas e quem não tem a mesma couraça?’, questiona, afirmando que nunca viu tamanha pressão sobre o STF.
RÉU
O filme “Polícia Federal: A Lei é Para Todos” já foi processado cerca de 18 vezes. Segundo o produtor do longa, Tomislav Blazic, alguns dos acusados na Operação Lava Jato que são retratados na trama também acionaram seus advogados. “Mas usamos o argumento da liberação das biografias não autorizadas e todos recuaram”, diz.
MILHAS
Depois de entrevistar o juiz Marcelo Bretas para o roteiro da continuação do filme, o produtor segue para Brasília, onde irá se reunir com a Procuradoria-Geral da República e com o juiz Vallisney de Souza Oliveira. Por fim, em duas semanas, ele irá a Curitiba —o procurador Deltan Dallagnol será o responsável por atender a equipe do longa na capital paranaense.
QUADRO A QUADRO
O Instituto Tomie Ohtake inaugurou na quinta (24) as exposições individuais da artista inglesa Cecily Brown e do brasileiro Paulo Pasta, com curadoria de Paulo Miyada. Os artistas Rodrigo Andrade, Paulo Monteiro e Carlito Carvalhosa e o arquiteto Ruy Ohtake compareceram à abertura.
PREÇO CHEIO
A Justiça de SP determinou que a Student Travel Bureau Viagens e Turismo (STB) suspenda a emissão de sua versão da carteirinha do estudante. A sentença concluiu que a produção e comercialização do documento pela agência não respeita a lei da meia-entrada, que exige uma padronização nacional determinada pelas entidades estudantis.
PREÇO CHEIO 2
A STB diz que desconhece a decisão e que o documento “é emitido pela FNEL (Federação Nacional dos Estudantes Livres) e incorpora o modelo padronizado pelo governo”.
PASSAPORTE
O Brasil recebeu mais turistas internacionais em 2017 do que nos anos da Olimpíada (42 mil a mais) e da Copa do Mundo (160 mil a mais). A alta foi puxada pelos países da América do Sul, com 62,4% dos visitantes. Segundo o ministro do Turismo, Marx Beltrão, a expectativa é de crescimento para 2018 devido à implantação, iniciada no final do ano passado, do sistema de visto eletrônico para países como Estados Unidos e Japão.
CÓPIA
A Ancine (Agência Nacional do Cinema) não terá uma coordenação de combate à pirataria. A diretoria colegiada do órgão rejeitou uma proposta feita pelo diretor-presidente, Christian de Castro. A antecessora dele, Débora Ivanov, e Alex Braga, que são membros do conselho, votaram contra.
IDEIA
A criação do órgão foi recomendada em agosto de 2017 pelo Conselho Nacional de Cinema. A Ancine diz que não vai se manifestar.
RALO
O Ministério da Cultura estima que a pirataria dê um prejuízo de R$ 2 bilhões ao PIB. Segundo a pasta, são mais de 13 mil títulos copiados.
ÚLTIMA CHAMADA
O espetáculo “O Terceiro Sinal”, com a atriz Bete Coelho, estreou na sexta (23), no Teatro Oficina. O dramaturgo Zé Celso, a cantora Marina Lima e as cineastas Monique Gardenberg e Daniela Thomas assistiram à apresentação. Thomas Carvalho também integra o elenco da peça, de autoria de Otavio Frias Filho, diretor de Redação da Folha.
CURTO-CIRCUITO
A galeria Carbono abre nesta segunda (26) uma exposição comemorativa de seus cinco anos. Às 19h.
O espaço de Arte Ricardo Von Brusky promove leilão nesta segunda (26) e na terça (27). Às 20h30.
O livro “Autorregulação da Publicidade Infantil no Brasil e no Mundo” será lançado nesta segunda (26) . Às 19h, na Livraria Cultura do Shopping Iguatemi.
com BRUNA NARCIZO, BRUNO B. SORAGGI e JOÃO CARNEIRO
Comentários
Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.