Mônica Bergamo

Mônica Bergamo é jornalista e colunista.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Mônica Bergamo

Odebrecht pede que STF continue investigação de vazamento de depoimentos

O ministro Edson Fachin arquivou a primeira ação movida pela empreiteira e solicitou 

São Paulo

 

Foto da placa que indica o nome da empreiteira Odebecht na fachada da sede da empresa, localizada na zona oeste de São Paulo
Fachada da sede da Odebrecht na zona oeste de São Paulo - Joel Silva/Folhapress

 

A Odebrecht fez uma nova petição para que o STF (Supremo Tribunal Federal) continue a investigação do vazamento de depoimentos de delatores da empreiteira em processos que estão em negociação em países da América Latina

ENTRE NÓS

O ministro Edson Fachin arquivou a primeira ação movida pela empreiteira e solicitou que a PGR (Procuradoria-Geral da República) dê andamento a uma apuração interna sobre o caso.

NINGUÉM SABE...

No ano passado, a Odebrecht entrou com ação no STF afirmando que vídeos de delatores que trabalharam em países latinos, que estavam sob sigilo, só poderiam ter vazado pela Procuradoria-Geral da República, em Brasília. Na época dos vazamentos, o órgão estava sob o comando do ex-procurador-geral da República Rodrigo Janot. 

...NINGUÉM VIU

O argumento usado pela empreiteira é de que nem o corpo jurídico da Odebrecht teve acesso aos documentos. A defesa afirma que o vazamento teria prejudicado as negociações em curso em outros países.

PISTA LIBERADA

O governador Geraldo Alckmin (PSDB-SP) autorizou a venda de dois dos quatro helicópteros da Polícia Civil de SP. As aeronaves não voavam desde 2016. “Com a segurança pública em colapso, o governo anda na contramão desaparelhando e desestruturando a polícia civil”, diz Raquel Kobashi Gallinati, presidente do Sindicato dos Delegados de Polícia de SP. 

PISTA INTERDITADA

Segundo Fabíola Alves, responsável pela comunicação da Polícia Civil, as aeronaves possuíam alto custo de manutenção —que por lei não pode exceder 60% do valor de mercado. “O objetivo é adquirir um novo helicóptero com o saldo da venda dos dois”, diz ela. “Pelo decreto, no entanto, as aeronaves não serão repostas”, diz Raquel. A Polícia Civil afirma que não havia a necessidade de explicitar a reposição. 


 

Maria da Penha e Luiza Brunet posam para retrato do fotógrafo Gabriel Bonfim. A imagem integrará a exposição "M"
Maria da Penha e Luiza Brunet retratadas pelo fotógrafo Gabriel Bonfim para exposição "M" - Gabriel Bonfim

 

SEXO FORTE

Luiza Brunet (à dir.) foi fotografada por Gabriel Bonfim com Maria da Penha, que dá nome à lei que visa coibir a violência contra mulheres. Brunet diz ter sido agredida por seu ex, Lírio Parisotto, o que ele nega.

 

A foto estará na mostra “M”, que será aberta no Centro Cultural Correios em 8 de março, Dia Internacional da Mulher. Na estreia, haverá um debate com a presença de Maria da Penha e participantes do projeto. 


PIPOCA

O Procon-SP inicia nesta quinta-feira (1º) uma fiscalização em cinemas de São Paulo e região metropolitana. Chamada de Operação Oscar, a ação pretende verificar a existência de alvará, a exibição dos preços dos ingressos, o respeito à lei da meia entrada e a qualidade dos produtos de lanchonetes.

BANCA

A Secretaria de Cultura recebe até o dia 15 de março listas com sugestões de nomes para compor a comissão de avaliação de projetos da Lei de Apoio à Cultura, a Lei Rouanet municipal. Entidades com pelo menos dois anos de existência poderão enviar listas tríplices.

QUEBRA GALHO

A Secretaria Municipal de Inovação e Tecnologia vai coordenar um grupo de trabalho para simplificar o processo de poda e remoção de árvores em São Paulo. A iniciativa envolve as pastas de Gestão, do Verde e do Meio Ambiente e de Prefeituras Regionais, a coordenadoria municipal da Defesa Civil e a Eletropaulo. 

DESEMBARQUE

Johan af Klint, sobrinho-neto da pintora Hilma af Klint e presidente da fundação da artista, virá a São Paulo para uma palestra na Pinacoteca. A conversa ocorre no sábado (3), dia em que o museu abre uma mostra dedicada à pioneira do abstracionismo, que pintava a partir de experiências em sessões mediúnicas.

TRAÇO

A obra do artista argentino León Ferrari será discutida em um seminário no Museu de Arte Moderna de São Paulo em abril, com a participação de curadores como Catherine David, do Centre Pompidou, e Pablo León de la Barra, do Guggenheim. Ferrari também terá uma exposição individual na Galeria Nara Roesler.


 

OLHAR PRÓPRIO

O banqueiro Olavo Setubal Jr. e sua mulher, Nádia, a economista Geyze Diniz, a blogueira Lu Tranchesi e seu filho, Antonio, estiveram na abertura da exposição “Caixa-Clara”, na Galeria Estação, na terça (27). A mostra  reúne fotografias feitas por Dani Tranchesi. 


CURTO-CIRCUITO

Começa nesta quinta a primeira edição do Nova Fotografia 2018 com fotos da fotógrafa Fernanda Frazão, que apresenta a exposição Amazônia lado B. Às 19h, no MIS.

O cantor e compositor João Bosco faz show de desta quinta até sábado (3) na Tupi or Not Tupi.

Pieter Tjabbes faz palestra hoje sobre a obra de Jean-Michel Basquiat. Às 19h, no CCBB de São Paulo.

com  BRUNA NARCIZO, BRUNO B. SORAGGI e JOÃO CARNEIRO

Tópicos relacionados

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.