Mônica Bergamo

Mônica Bergamo é jornalista e colunista.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Mônica Bergamo

Rosa Weber surpreendeu o PT com voto no habeas corpus de Lula

Magistrada não votou alinhada com ministros de quem é mais próxima

A presidente do STF, ministra Carmem Lucia e a ministra Rosa Weber
A presidente do STF, ministra Carmem Lucia e a ministra Rosa Weber - Foto: Pedro Ladeira/Folhapress, PODER

Rosa Weber surpreendeu o PT e também colegas dela no STF (Supremo Tribunal Federal) no julgamento do habeas corpus de Lula, na quinta (22). Ao contrário da expectativa de alguns, a magistrada não votou alinhada com os ministros de quem é mais próxima, como Luís Roberto Barroso e Edson Fachin. Abriu divergências com eles e foi até contundente em suas posições.

O QUE SERÁ

A independência em relação aos dois grupos claramente formados em torno do habeas corpus de Lula aumenta, no entanto, o suspense em torno do voto da ministra. Por um lado, as posições dela foram claras em favor da defesa. Por outro, afirmou que respeita “o colegiado”, o que foi interpretado como sinal de que não concederá o habeas corpus já que ainda prevalece decisão anterior do STF autorizando prisão de condenado em 2ª instância.

OUTRO LADO

A UNE está pedindo audiência com a presidente do STF, Cármen Lúcia, e com os demais ministros. A entidade quer defender a revisão da regra que prevê a prisão de condenados em 2ª instância. A magistrada já recebeu movimentos como o Vem Pra Rua.

Leia a coluna completa aqui

Tópicos relacionados

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.