Mônica Bergamo

Mônica Bergamo é jornalista e colunista.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Mônica Bergamo

Ciro Gomes aposta que PT correrá para seus braços para evitar fiasco eleitoral

Ao mesmo tempo, ele sabe que a maioria dos dirigentes petistas prefere lançar candidato próprio

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Ciro Gomes aposta que o PT não conseguirá se organizar para a eleição de 2018. E só terá uma alternativa viável: correr para seus braços ou protagonizar um fiasco eleitoral. Isso justificaria as atitudes do ex-ministro, de solidariedade apenas relativa a Lula e distância do partido.

 

SINAIS

A conclusão é também de dirigentes e lideranças do PT que mantiveram alguma ponte com ele e com lideranças do PDT, ao qual é filiado, nos últimos meses.

PEDREIRA

Ao mesmo tempo, Ciro sabe que a maioria dos dirigentes petistas prefere, hoje, lançar candidato próprio, ainda que enfrentem enormes dificuldades eleitorais. A legenda mantém, apesar dos baques, 19% da preferência partidária, segundo o Datafolha.

QUE PENA

Antes de ser preso, Lula lamentava as críticas que Ciro faz à legenda. Se fosse diferente, dizia, seria inevitável apoiá-lo.

NO ZERO

O bloqueio das contas do Instituto Lula, decretado na terça (10), impede que o próprio ex-presidente pague despesas básicas já que as contas pessoais dele já tinham também sido interditadas.

BLOQUEIO

“O Lula agora não tem mais como pagar água, luz, telefone de seu apartamento nem convênio médico, advogados, nada”, diz Paulo Okamoto, presidente do Instituto, que também teve as contas bloqueadas. “Querem que a gente morra de fome, de sede, sem defesa, de frio.”

O FIM

O Instituto Lula conseguirá funcionar por no máximo dois meses, calculam apoiadores do ex-presidente que conhecem a rotina da organização.

PLANTÃO MÉDICO

Roberto Teixeira, advogado e um dos melhores amigos de Lula, está na UTI se recuperando de uma cirurgia óssea. Ele não conseguiu ver o petista antes da prisão.


RECATADA E DO LAR

“A gente não lava a nossa roupa no varal alheio”, afirmou Luciana Gimenez à revista JP ao explicar por que não comenta as notícias de que estaria separada do marido, Marcelo de Carvalho. “Ele é o homem da minha vida”, disse a apresentadora, que se emocionou durante a entrevista.

 

Ela posou fazendo tarefas domésticas para o fotógrafo Maurício Nahas. A publicação chega às bancas nesta sexta (13).


COFRE

A Prefeitura de São Paulo vai celebrar um acordo de cooperação técnica com o BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social). A parceria pretende aproximar a Secretaria Municipal de Desestatização e Parcerias e o banco para aumentar as oportunidades de negócios. A pasta quer otimizar a avaliação de ativos que podem gerar receitas para o município. 

COFRE 2

Os projetos que deverão receber apoio ainda estão em estudo. “A parceria público-privada de limpeza urbana é um dos prioritários”, diz o secretário da pasta, Wilson Poit. 

 

Segundo ele, o BNDES é um dos principais agentes executores do Programa Nacional de Desestatização.

BANDEIRINHA

Ao menos 11 projetos de festas de São João programados para este ano foram autorizados pelo Ministério da Cultura a captar recursos via Lei Rouanet. O valor total aprovado é de R$ 23 milhões. Oito dos eventos ocorrerão em estados do Nordeste.

DUPLA

O musical sobre dona Ivone Lara que o produtor Jô Santana prepara para o final deste ano começará com cenas que mostrarão a amizade entre a sambista e a psiquiatra Nise da Silveira. As duas trabalharam juntas por 30 anos no Instituto de Psiquiatria do Engenho de Dentro.

 

As intérpretes das personagens serão selecionadas em audições no Itaú Cultural, que estão com as inscrições abertas.


TRÊS DÉCADAS

O Auditório Ibirapuera recebeu na terça (10) a festa de 30 anos do programa Metrópolis, da TV Cultura, apresentado por Adriana Couto e Cunha Jr. Os atores Renato Borghi, Miriam Mehler e Suzan Damasceno fizeram encenações no evento. O diretor do Sesc-SP, Danilo Miranda, a dramaturga Maria Adelaide Amaral e a cineasta Laís Bodanzky passaram por lá.


CURTO-CIRCUITO

O projeto Sorriso para Todos, iniciativa do Ministério da Cultura em parceria com a Colgate, será lançado nesta quinta (12). Às 19h, na avenida Mofarrej, 825.

A cantora Badi Assad lança nesta quinta (12) o livro “Volta ao Mundo em 80 Artistas”. Às 20h30, no JazzNosFundos. 

O advogado Marcos Patullo palestra nesta quinta (12) na conferência internacional de pacientes com câncer renal. No México.

com BRUNA NARCIZO, BRUNO B. SORAGGI e JOÃO CARNEIRO

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.