Mônica Bergamo

Mônica Bergamo é jornalista e colunista.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Mônica Bergamo

Justiça suspende decreto da prefeitura que resume publicações no Diário Oficial

Juíza sustenta que o ato dificulta o acesso da sociedade a informações

São Paulo
Sede do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo, na Sé
Sede do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo, na Sé - Alf Ribeiro/Folhapress

O Tribunal de Justiça de SP suspendeu os efeitos de um decreto da Prefeitura de São Paulo que altera o texto sobre as regras de publicações de atos administrativos no "Diário Oficial da Cidade de São Paulo". 

A liminar, concedida pela juíza Lais Helena Bresser Lang nesta quinta (19), baseia-se em uma ação civil pública protocolada pelo advogado Paulo Leme Filho no começo de abril.

No documento, Leme alega que a norma, assinada pelo então prefeito João Doria (PSDB), "dificulta o acesso a contratos, licitações e nomeações na administração municipal". 

Publicado em março, o decreto 58.169 prevê que "serão publicados, de maneira resumida" atos como homologações, atas e editais de licitações, contratos administrativos, nomeações, exonerações, contratações, dispensa e licenças de servidores, entre outras decisões da gestão municipal. 

As informações completas, segundo a prefeitura, podem ser acessadas por meio de uma plataforma virtual, o Boletim de Serviço Eletrônico (BSE), do Sistema Eletrônico de Informações (BESI), "com a devida referência no Diário Oficial da Cidade de São Paulo". 

A juíza sustenta que o decreto, "ao restringir as publicações de vários atos administrativos relevantes, que passariam a constar de forma resumida, e não na íntegra, vai na contramão ao princípio de transparência, dificultando o acesso da sociedade a tais informações".

A Secretaria Municipal de Gestão afirma que "a modificação de fazer publicações resumidas e mais burocráticas já constava" em um decreto anterior, de 2005, "portanto não é um fato novo".

"[Com a Decreto 58.169], apenas fizemos questão de esclarecer o canal que terá a informação completa, para facilitar a vida das pessoas e dos órgãos de controle", segue a pasta, referindo-se ao BSE. 

"Os atos administrativos que exigem, para sua validade, publicidade na íntegra no 'Diário Oficial da Cidade de São Paulo', continuam a ser publicados, tal como ocorre hoje, sem modificações. Assim, nada ficará prejudicado", afirma a secretaria, que alega que "sempre que houver uma publicação resumida, deverá indicar o local exato da publicação na íntegra, como vem ocorrendo".

Tópicos relacionados

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.