Mônica Bergamo

Mônica Bergamo é jornalista e colunista.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Mônica Bergamo

Advocacia-Geral da União reforça acompanhamento de ações ligadas à Funai

Nos últimos oito anos, o total de processos ajuizados cresceu mais de seis vezes

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

A Advocacia-Geral da União (AGU) decidiu reforçar o acompanhamento de ações em que a Funai (Fundação Nacional do Índio) está envolvida. Nos últimos oito anos, o total de processos ajuizados cresceu mais de seis vezes, passando de 103 em 2010 para 777 só no ano passado.

ESTOQUE 

No primeiro trimestre de 2018, foram ajuizados 73 novos processos. Caso a média seja mantida, o ano deve terminar com um estoque ainda maior que o de 2017.

ESTOQUE 2 

No total, a AGU registrou em 2017 mais de 6 mil atividades judiciais envolvendo a Funai, como intimações recebidas e contestações apresentadas. Destas, 2 mil se referem à defesa das políticas de proteção aos direitos indígenas, demarcação de terras e reintegração de posse.

PONTE AÉREA 

A Fundação Procon de SP pediu esclarecimentos para a companhia aérea TAP Air Portugal sobre o cancelamento de um voo que deveria sair de Lisboa no último dia 29. O órgão recebeu queixas dos passageiros, que só conseguiram embarcar mais de 10 horas depois do horário marcado. Segundo dados da empresa britânica de estatísticas OAG, a companhia já cancelou 557 voos durante o primeiro trimestre.

PONTE AÉREA 2  

O Procon SP afirma que de acordo com o Código de Defesa do  Consumidor, aplicável a todos os passageiros que compraram as passagens no Brasil, a TAP deveria ter providenciado hotel e alimentação. Pelo relato recebido pelo órgão, não foi o que ocorreu. Passageiros também disseram que no grupo havia idosos com mais de 80 anos, crianças e pessoas com mobilidade reduzida.

OUTRO LADO  

A TAP diz que fez tudo para “minimizar o transtorno” e que prestará os esclarecimentos solicitados.

QUANTO PESA

A secretaria estadual de Cultura de São Paulo pretende fazer um estudo para medir a participação do setor na economia paulista. O secretário Romildo Campello diz que quer dar continuidade ao entendimento de seu antecessor, José Luiz Penna, de que a cultura é um “gerador de emprego e renda”.


 

O cineasta Carlos Saldanha
O cineasta Carlos Saldanha - Antelmo Villarreal

MULTIÚSO

O cineasta Carlos Saldanha, conhecido por dirigir animações internacionais como “A Era do Gelo”, faz agora o papel de produtor executivo no longa “Antes que Eu me Esqueça”; o filme, protagonizado por José de Abreu e Danton Mello, estreia no dia 24 Antelmo Villarreal.


PAVIO CURTO

A Câmara Municipal de São Paulo aprovou um projeto de lei que proíbe “fabricação, comercialização, manuseio, utilização, queima e soltura de fogos de estampidos e de artifícios e outros artefatos pirotécnicos de efeito sonoro ruidoso” na capital. 

APAGADO 

Assinada pelos vereadores Reginaldo Tripoli (PV), Mário Covas Neto (Podemos) e Abou Anni (PV), a proposta prevê multa de R$ 2.000 para quem descumprir a norma. O projeto segue para sanção ou veto do prefeito Bruno Covas (PSDB).

EXPORTAÇÃO 

O diretor brasileiro Adrian Steinway comandará a montagem de um espetáculo na Itália que marcará os 500 anos de morte de Leonardo da Vinci. A peça tem estreia prevista para maio de 2019 em um vilarejo na Toscana, região em que o inventor e artista nasceu.

É GRÁTIS

Instituições culturais estaduais de São Paulo como os museus Catavento, do Futebol, da Imagem e do Som e a Pinacoteca terão entrada franca no dia 18 de maio. A gratuidade comemora o Dia Internacional dos Museus.


PRATO CHEIO

O ex-secretário estadual José Renato Nalini foi homenageado em um jantar promovido pelos advogados Anne e Nelson Wilians, na quinta (3). O corregedor do TJ-SP, Geraldo Pinheiro Franco, sua mulher, Maria Fernanda, o desembargador Luís Soares de Mello e a empresária Juju Lima estiveram lá, assim como Núbia Lentz e Maria do Carmo Camargo. Também compareceram o registrador de imóveis Francisco Raymundo, sua mulher, Maria Micalopulos |6|, e o advogado João Baptista Nalini.


CURTO-CIRCUITO

Paula Cordeiro Zilio coordena na terça (8) o Ciclo de Rodas de Conversa para Mulheres na Maturidade. A partir das 19h, na rua Sergipe, 441.

O espetáculo “Os Extra Ordinários” estreia no domingo (6). Às 19h, no teatro Jardim Sul. A cantora

Angela  Ro Ro faz show neste sábado (5). Às 21h30, no Tupi or Not Tupi.

O evento Pão com Pão, em prol da Tucca, que ajuda no tratamento do câncer infantil, ocorre neste sábado (5) e no domingo (6). Às 12h, no shopping  JK Iguatemi. 

com  BRUNA NARCIZO, BRUNO B. SORAGGI e JOÃO CARNEIRO

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.