Mônica Bergamo

Mônica Bergamo é jornalista e colunista.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Mônica Bergamo
Descrição de chapéu Fernando Haddad pt

Paulo Preto tem lista de quase 90 candidatos que ajudou em eleições passadas

PSDB é o partido com mais nomes no rol do engenheiro, tido como operador do partido tucano

Paulo Vieira, conhecido como Paulo Preto, presta depoimento no Fórum Regional da Lapa
Paulo Vieira, conhecido como Paulo Preto, presta depoimento no Fórum Regional da Lapa - L.C.Leite/Folhapress

O ex-diretor da Dersa Paulo Vieira de Souza, conhecido como Paulo Preto, tem uma lista de quase 90 candidatos, a maioria do PSDB, que ajudou em eleições passadas.

POR ENQUANTO 

O engenheiro, tido como operador do PSDB, pensou em fazer delação quando ficou preso. Desistiu depois de ganhar a liberdade, no dia 11.

REFORÇO 

Ex-ministro da Justiça de Dilma Rousseff, José Eduardo Cardozo (PT-SP) vai defender a Rodrimar no inquérito dos portos. A investigação apura se a empresa foi beneficiada por um decreto assinado pelo presidente Michel Temer em maio de 2017.

PARA TODOS 

Ele foi convidado para integrar a defesa por Fábio Tofic Simantob. “Como especialista em direito administrativo, Cardozo vai nos ajudar a defender a tese de que a medida não foi direcionada à Rodrimar”, diz o advogado.

ATMOSFERA 

A curadoria da Ocupação Antonio Candido, que mostrará o acervo do intelectual no Itaú Cultural, descartou a ideia de exibir entrevistas de Lula e Fernando Henrique Cardoso sobre ele.

DISCRETO 

“A equipe tentou evitar que a exposição entrasse num campo radicalizado. Antonio Candido é maior do que essas questões”, diz Eduardo Saron, diretor do Itaú Cultural. Haverá referências mais discretas a FHC, que foi aluno do sociólogo na USP, e a Lula e ao PT, partido que ele ajudou a fundar.

DESDE SEMPRE 

A ideia da mostra surgiu de um trabalho acadêmico da designer e editora Laura Escorel, especialista em gestão de bens culturais e neta de Antonio Candido.

 

Entre os documentos expostos estão cadernos de anotações que o intelectual fazia desde os 10 anos de idade.

OI, LULA 

O Instituto Lula já recebeu 12 mil cartas para o ex-presidente. Uma equipe de voluntários foi mobilizada para abrir a correspondência e responder aos eleitores. A maioria das pessoas agradece ao ex-presidente por ter podido estudar graças a programas do governo. E cita os primeiros diplomados de suas famílias.


 

MUNDO MELHOR

Gisele Bündchen participou do lançamento do livro “Drawdown — 100 Iniciativas Poderosas para Resolver a Crise Climática”, na sexta (18). As irmãs da modelo Patrícia e Gabriela Bündchen e a empresária Carol Filgueiras |4| marcaram presença. O economista Janio Quadros Neto também esteve no evento, que ocorreu no MAM. 


EM NOME DE LULA 

Fernando Haddad (PT-SP) começa na quinta (24) a visitar governadores do campo definido como progressista para pedir contribuições para o plano de governo de Lula. As primeiras paradas devem ser Paraíba e Pernambuco, comandados pelo PSB, e Maranhão, governado pelo PC do B.

DE TODOS

As viagens foram combinadas com o ex-presidente da República.

 

A ideia é incluir programas que são vitrines dessas administrações no plano de governo do petista.


EM VERSOS

Leticia Spiller lançou seu livro de poesias “Mais de Mim” na sexta (18), na Livraria Cultura do Conjunto Nacional. Os músicos Pedro Novaes e Pablo Vares, respectivamente filho e namorado da atriz, e o advogado Marcos Rossi compareceram. 


É NOSSA 

O Museu do Futebol abrirá em 4 de junho a exposição “A Primeira Estrela: O Brasil na Copa de 1958”, sobre o título mundial conquistado pelo país naquele ano pela primeira vez. A mostra contará com materiais inéditos como fotos da concentração da seleção e registros de entrevistas de João Moreira Salles com membros do time.

APOSTA 

Amilcare Dallevo e Marcelo de Carvalho, sócios da RedeTV!, vão lançar uma empresa de vídeos e games para redes sociais, a Peanuts. Em 15 dias será inaugurado um estúdio exclusivo para o novo empreendimento no mesmo terreno da emissora, em Osasco. O primeiro projeto será um reality show com youtubers.

CADÊ? 

O documentário “Onde Está Você, João Gilberto?”, do cineasta franco-suíço Georges Gachot, será o filme de abertura do festival In-Edit Brasil, que começa em 6 de junho no CineSesc. O longa é uma adaptação do livro “Ho-ba-la-lá”, do alemão Marc Fischer, em que o autor narra uma viagem que fez ao Brasil na tentativa de encontrar o ícone da bossa nova, de quem era admirador.


MEIO DESLIGADO

O cantor e compositor Arnaldo Baptista foi homenageado em um show no domingo (20), com a participação de músicos como Karina Buhr, Rodolfo Kriegere Hélio Flanders. O evento ocorreu na Caixa Cultural, em São Paulo. 


CURTO-CIRCUITO

A advogada Lucia Aragão deixou o Trench Rossi Watanabe para se associar ao DTSC, escritório dos professores Davi Tangerino (FGV-SP e Uerj) e Salo de Carvalho (Uerj).

Carlos Bettencourt, do restaurante A Bela Sintra, oferece nesta terça almoço em prol do Instituto Arte de Viver Bem. Somente para mulheres.

A exposição “Instrumentos”, do franco-tunisiano Ismaïl Bahri, abre nesta terça. Às 19h, no Espaço Cultural Porto Seguro. 

com  BRUNA NARCIZO, BRUNO B. SORAGGI e JOÃO CARNEIRO

Tópicos relacionados

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.