Mônica Bergamo

Mônica Bergamo é jornalista e colunista.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Mônica Bergamo

Lula não teria sido libertado caso seu recurso tivesse sido julgado na terça

Ao ex-presidente teria sido concedida, no máximo, a prisão domiciliar, que ele rejeita

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

O ex-presidente Lula
O ex-presidente Lula - Folhapress
São Paulo

A ideia de que Lula poderia ter sido libertado pela 2ª Turma do STF (Supremo Tribunal Federal) se seu caso tivesse sido julgado na terça (26), junto com o de José Dirceu e outros, é ilusória: a ele teria sido concedida, no máximo, a prisão domiciliar.

JÁ ERA 

A diferença entre o caso do ex-presidente e os demais que foram analisados na terça é que o plenário do STF já tinha considerado a prisão legítima ao negar a ele o habeas corpus que poderia tê-la evitado, em abril. Decidir em sentido oposto, neste caso, seria, sim, uma afronta à decisão colegiada de toda a corte, diz um integrante da 2ª Turma.

PRIMEIRO ANDAR 

O mesmo magistrado afirma que o caso de Dirceu, por exemplo, é diferente porque nunca tinha sido apreciado pelo plenário.

ESTACA

E o apego de Lula à ideia de que só deve aceitar a liberdade, rejeitando a prisão domiciliar, pode complicar a situação dele caso o STF não reveja a autorização para prisões depois de condenação em segunda instância. Em setembro, a ministra Cármen Lúcia passará a integrar a 2ª Turma do STF, dificultando a formação de uma maioria liberal e pró-réu no grupo.

ESTACA 2 

“Mais tarde, nem para casa ele vai”, diz um magistrado do colegiado, ressalvando mais uma vez que a situação será diferente caso o plenário mude o entendimento sobre prisões após a condenação em segundo grau.

DOIS PRA LÁ

Os dirigentes do PT que pregam que a legenda endureça na negociação com o PSB, exigindo que os socialistas apoiem a candidatura presidencial em troca de aliança em Pernambuco, dizem que só essa troca compensa retirar a pré-candidata Marília Arraes da disputa ao governo no estado.
 

DOIS PRA CÁ 

Segundo esse raciocínio, a saída dela e a adesão à candidatura do atual governador, Paulo Câmara (PSB-PE), à reeleição pode significar “o fim” do PT em Pernambuco.

NO MURO 

O PSB nacional reluta e tenta estabelecer trocas apenas regionais com o PT. Na visão dos dirigentes petistas, o que ocorre agora entre as duas legendas é um jogo de pôquer.  


JUNTO E MISTURADO

A escritora, roteirista e colunista da Folha Tati Bernardi lançou na terça (26) o livro “Homem-Objeto e Outras Coisas Sobre Ser Mulher”, uma coletânea de crônicas publicadas por ela no jornal. A senadora Marta Suplicy, o novelista Vincent Villari, o editor Ricardo Teperman, o escritor Santiago Nazarian e a também colunista da Folha Vera Iaconelli foram ao evento, na Livraria da Vila da alameda Lorena. 


ESQUINA 

A Associação Comercial de São Paulo (ACSP) e a Universidade Presbiteriana Mackenzie firmaram uma parceria para traçar um raio-x dos polos econômicos de rua da capital paulista. O estudo levantará número de lojas, ramos, faturamento e perfil do consumidor.

ESQUINA 2 

A ideia é melhorar a qualidade dos espaços públicos e facilitar o acesso dos cidadãos aos pontos comerciais. Já o empresário que pretende abrir ou expandir um negócio terá informação para escolher o melhor ponto comercial e o público que quer atingir. 

CENTRALIZADO 

O Descomplica SP, programa municipal inspirado no Poupatempo, do governo do estado, vai ganhar três novas unidades. Será anunciada nesta quinta (28) a ampliação da iniciativa para as prefeituras regionais de Campo Limpo, Santana e Butantã, que, a partir de 2019, passarão a oferecer serviços reunidos pelo projeto —como a emissão de carteiras de trabalho e o alistamento militar. 

PAPO RETO 

O movimento Quero Prévias promoverá, no dia 29, um debate com responsáveis pelos programas dos pré-candidatos à Presidência pertencentes ao que chama de “campo progressista”. Estão confirmados Fernando Haddad (PT), Natalia Szermeta (PSOL), Luis Fernandes (PC do B) e Nelson Marconi (PDT). O evento ocorre na Casa do Povo, em SP, e será mediado por Kennedy Alencar.


RARO OBJETO

A feira de design Made, realizada por Waldick Jatobá, Bruno Simões e Elcio Gozzo, foi aberta para convidados na terça (26). Os designers Gina Elimelek e Robert Stadler estiveram no evento, no pavilhão da Bienal.


CURTO-CIRCUITO

A estilista pernambucana Caroll Falcão lança a coleção Farol. Desta quinta (28) até sábado (30), na rua Girassol, 157, na Vila Madalena. 

A basico.com celebra seu quinto aniversário em festa realizada em parceria com o Instituto Identidades do Brasil (ID_BR). Nesta quinta (28), às 17h, na Epicentro. 

A Red Bull Station abre nesta quinta (28) a mostra “TRANSdocumenta”.  

Daniel Magnoni faz palestra de abertura do Simpósio de Nutrição em Cardiologia. Na sexta (29), às 8h, no Instituto Dante Pazzanese.

O Fórum Brasileiro pelos Direitos Culturais e a OAB-SP farão ato contra a Medida Provisória 841, que reduz o repasse federal ao Fundo Nacional de Cultura. No Tuca, na quarta (4). 

com  BRUNA NARCIZO, BRUNO B. SORAGGI e JOÃO CARNEIRO

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.