Mônica Bergamo

Mônica Bergamo é jornalista e colunista.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Mônica Bergamo

Cármen Lúcia deve propor reajuste zero e deixa juízes inquietos

Supremo Tribunal Federal discutirá no dia 8 de agosto eventual aumento para ministros da corte

A presidente do STF, Cármen Lúcia
A presidente do STF, Cármen Lúcia - Pedro Ladeira/Folhapress

O STF (Supremo Tribunal Federal) discute no dia 8 de agosto, em reunião administrativa, um eventual aumento para os ministros da corte. A presidente, Cármen Lúcia, já sinalizou que proporá reajuste zero.

TETO BAIXO 

A proposta gera tensão em tribunais do país já que o salário dos ministros do STF, de R$ 33 mil, serve, em tese, de teto para todos os magistrados brasileiros.

TETO ALTO 

Um juiz de outra corte afirma que, se a ideia vingar, setores do Judiciário devem articular com parlamentares a apresentação de emendas ao orçamento propondo posteriormente o reajuste.

INVASÃO 

Os telefones do desembargador Rogério Favreto, do TRF-4 (Tribunal Regional Federal da 4ª Região), que ordenou a libertação do ex-presidente Lula no domingo (8), foram divulgados não apenas no Twitter como também em grupos de WhatsApp.

PRIMEIRA ESQUINA 

E ministros do STF e do STJ acreditam que Sergio Moro deu mais um pretexto aos que defendem algum tipo de punição a ele quando, no domingo, atuou estando de férias e anunciou em despacho que descumpriria a decisão judicial de Favreto.

SEGUNDA ESQUINA 

Segundo esses magistrados, a atitude vem na sequência de outra, em que Moro queria obrigar José Dirceu, libertado pelo STF, a usar tornozeleira. Também aquela foi vista como uma rebelião a uma decisão que o deixou contrariado.

SOLTA ELE 

Lideranças de esquerda do Chile assinaram documento para ser encaminhado ao Judiciário brasileiro pedindo que Lula seja candidato. A ex-presidente Michelle Bachelet endossou o manifesto.

VISITA 

A ex-mandatária deve participar de um congresso sobre saúde no Rio no fim do mês. E tenta agendar uma visita a Lula na prisão.

AOS BAIXINHOS 

Xuxa gravará na quarta (11) um vídeo com os personagens Zé Gotinha e Galinha Pintadinha. Ele é parte da campanha nacional de vacinação contra a poliomielite e o sarampo que começará no dia 6 de agosto e da qual a apresentadora será madrinha. 


NO COMPASSO

O Balé da Cidade estreou na sexta (6) a temporada Danças e Quimeras, que inclui uma coreografia assinada por Chris Haring. O diretor artístico da companhia, Ismael Ivo, o diretor do Instituto Tomie Ohtake, Ricardo Ohtake, a presidente do Instituto Se Toque, Monica Serra, o secretário municipal da Cultura, André Sturm, e Maria Thereza Matarazzo assistiram à sessão.


PARA TODOS 

O rapper surdo Signmark se apresentará no Sesc Belenzinho nesta sexta (13) e sábado (14). O finlandês, conhecido como o primeiro artista do gênero com deficiência auditiva a assinar um contrato de gravação, sobe ao palco com um grupo que toca e canta enquanto ele interpreta suas letras em língua de sinais.

CÉUS 

A Fundação Cacique Cobra Coral (FCCC), entidade “esotérico-científica” que diz controlar o clima, afirma estar na Tailândia para auxiliar no resgate dos 12 meninos e um treinador de futebol presos em uma caverna. Segundo o porta-voz Osmar Santos, a fundação foi convidada por um grupo de empresários ingleses e tailandeses.

REPERTÓRIO 

“Se você interfere nas monções [período chuvoso], pode gerar secas no continente, então o cacique optou por isolar a área em volta da montanha”, diz Prado, referindo-se ao espírito de um líder indígena incorporado por uma médium da FCCC. Ele afirma que a estratégia foi semelhante à adotada pela fundação em 2007, quando houve o desabamento das obras da linha 4-amarela do metrô de SP.


CONFECÇÃO

O presidente da Associação Pinacoteca Arte e Cultura, José Olympio Pereira, o artista Rodolfo Parigi e o galerista Gustavo Nóbrega estiveram na abertura da exposição “Alfaiataria”, que reúne obras da artista Laura Lima, na Pinacoteca, no sábado (7).


CURTO-CIRCUITO​

O designer e ilustrador Elifas Andreato lança o livro “Traços e Cores”. Nesta terça (10), às 18h30, na Livraria da Vila da alameda Lorena.

A pizzaria Bráz completa 20 anos e serve sabores da Bráz  Elettrica em ação para o Dia da Pizza, celebrado nesta terça (10).


A Acnur, braço da ONU que trata de refugiados, expõe 52 fotos na mostra “Faces do Refúgio”. Nesta terça (10), às 10h, no MIT Point do JK Iguatemi.

O crítico João Luiz Sampaio debate sobre música clássica e literatura. Nesta terça (10), às 19h, na Livraria Cultura do Iguatemi. 

com  BRUNA NARCIZO, BRUNO B. SORAGGI e JOÃO CARNEIRO

Erramos: o texto foi alterado

O nome correto do porta-voz da Fundação Cacique Cobra Coral é Osmar Santos, não Osmar Prado, como informado anteriormente. O texto foi corrigido.

Tópicos relacionados

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.