Mônica Bergamo

Mônica Bergamo é jornalista e colunista.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Mônica Bergamo

Campanha de Alckmin quer se livrar de Temer empurrando o presidente para o colo do PT

Argumento tucano é que o emedebista só chegou à Presidência porque Lula o escolheu para vice de Dilma

O presidente Michel Temer em discurso em Brasília, em julho
O presidente Michel Temer em discurso em Brasília, em julho - Evaristo Sá/AFP

O núcleo político da campanha de Geraldo Alckmin (PSDB-SP) já estuda saídas para a tentativa do PT, dada como certa, de jogar o governo de Michel Temer no colo do tucano: empurrar o presidente de volta para os adversários

NO COLO 

O argumento é que ele só chegou à Presidência porque Lula o escolheu para vice de Dilma Rousseff. A ideia é usar fotos da dupla e imagens em que petistas elogiam o agora presidente.

BIBLIOTECA 

E Temer está lendo um livro sobre a vida de Tiradentes, o herói da Inconfidência Mineira que foi morto e esquartejado.

DE SOBRA 

O presidente tem passado mais tempo sozinho no Palácio do Jaburu, e a disponibilidade para a leitura aumentou, confidenciou ele a amigos que o visitaram no fim de semana.

É LULA 

O formato do programa eleitoral do PT, que irá ao ar a partir do dia 31, já gera divergências no partido. O grupo que resistia à indicação de Fernando Haddad como vice acha que as primeiras propagandas devem mostrar exclusivamente a imagem de Lula.

ATÉ O FIM 

Só assim, argumentam os favoráveis à tese, a legenda evitará que a candidatura do ex-presidente seja esvaziada antes da hora —ou seja, antes de setembro, prazo final para a substituição dele na cabeça da chapa.

VIP 

Mesmo sem a participação de Lula no debate, a TV Bandeirantes deu ao PT sete credenciais para que convidados do partido ocupem lugares na plateia.

BEM ANTES 

E Haddad, que pretendia participar do debate, foi convidado para dar entrevista ao programa “Canal Livre”, da Band, no dia 19. Ele já tinha sido chamado por coordenar o programa do petista.

ALA JOVEM 

A confirmação da chapa Haddad-Manuela D’Ávila (PCdoB) gerou preocupação no PSOL. Os dois teriam boa inserção no eleitorado jovem, universitário e de esquerda —justamente o campo em que o presidenciável do partido, Guilherme Boulos, poderia crescer.


 

O grupo tonelada, formado na década de 1980
O grupo tonelada, formado na década de 1980 - PH Bonfá

TÚNEL DO TEMPO

A banda Tonelada, da década de 1980, reuniu os integrantes de sua formação original para gravar músicas do disco que lançará na sexta (10), em plataformas digitais; o grupo se apresentará no Bourbon Street no dia 29 deste mês


EM CASA 

O deputado Paulo Maluf estava caminhando, ainda que lentamente, outra vez. Mas recentemente voltou a se locomover apenas em cadeira de rodas.

EM CASA 2 

Maluf, que cumpre prisão domiciliar, deve ser cassado nesta quarta (8) pela Câmara dos Deputados.

FRONTEIRAS 

Em seis meses, o número de pedidos de vistos de viagem para o Brasil cresceu 42% nos países que oferecem a modalidade eletrônica: Austrália, Canadá, Estados Unidos e Japão. “Se essas solicitações se converterem em viagens, o impacto na economia brasileira poderá ser de US$ 41,2 milhões”, diz o ministro do Turismo, Vinícius Lummertz.

FRONTEIRAS 2 

Os americanos foram os maiores solicitantes (70.793), seguido dos australianos (13.975), canadenses (9.315) e japoneses (7.233). O Ministério do Turismo também pediu a implantação do sistema eletrônico para a China e a Índia. 

PÁGINAS 

Os livros “Textos Cruéis Demais Para Serem Lidos Rapidamente”, do coletivo TCD, e “Um Milhão de Finais Felizes”, de Vitor Martins, venderam, juntos, 3.300 mil exemplares no estande da Globo Livros no primeiro fim de semana da Bienal do Livro de SP. A editora precisou repor o estoque. 

FIO DA MEADA 

Uma instalação de 6 m² composta de 6.560 fios de náilon suspensos integrará a exposição “O Outro Trans-Atlântico”, que abre na quinta (9), no Sesc Pinheiros. 

 

A obra, idealizada pela artista Mira Schendel em 1969, se juntará a trabalhos de outros cerca de 30 nomes ligados à arte cinética e ótica da América Latina e do leste europeu. 


SALVA DE PALMAS

As atrizes Deborah Evelyn, Denise Fraga e Mel Lisboa receberam o Prêmio Aplauso Brasil em cerimônia realizada na segunda-feira (6), no Teatro Sérgio Cardoso, no centro de São Paulo. Miriam Mehler foi uma das homenageadas do evento, que contou com a presença da também atriz Helena Ranaldi. 


RISCA E RABISCA

O cartunista Ziraldo reuniu amigos e familiares em uma churrascaria de SP, na segunda (6), para assistir ao programa Roda Viva da TV Cultura em que ele foi o entrevistado. Sua mulher, Marcia Martins e seus filhos Fabrizia, cineasta, e Antonio Pinto, compositor, compareceram.


CURTO-CIRCUITO

Steven Levitsky e Luís Roberto Barroso falam nesta quarta, às 8h, no Insper.

Yutaka Toyota faz visita à sua exposição na Faap. Às 14h.

Mariana Machado Pedroso, Claudia Andrade e Flavia Albieri falam nesta quarta na Câmara de Comércio França-Brasil.

O projeto Trama Afetiva será inaugurado nesta quarta. Às 9h, no Istituto Europeo di Design. 

Produtores se reúnem para conhecer projetos de alunos da Roteiraria. De nesta quarta até o dia 15. 

com BRUNA NARCIZO e BRUNO B. SORAGGI

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.