Mônica Bergamo

Mônica Bergamo é jornalista e colunista.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Mônica Bergamo
Descrição de chapéu Eleições 2018

Lula acredita que eleição de Haddad pode tornar sua situação jurídica mais difícil

O ex-presidente disse a interlocutores que, com o petista eleito, seu caso não sairia dos holofotes

O ex-presidente Lula
O ex-presidente Lula - Reuters

O ex-presidente Lula discorda da opinião de seus seguidores mais próximos de que sua situação jurídica pode melhorar caso Fernando Haddad (PT-SP) seja eleito presidente. Ele acredita no contrário: ela pode ficar ainda mais difícil num primeiro momento.

CÂMARA... 

Segundo o petista afirmou a interlocutores que o visitaram, se Haddad vencer, seu caso não sairá dos holofotes, aumentando o que o partido considera pressão sobre os tribunais.

... AÇÃO 

A própria reação que a possibilidade de um indulto causa seria, de acordo com integrantes da legenda, o melhor exemplo disso.

A FARSA 

O presidente da OAB-RJ, Felipe Santa Cruz, define a investigação da comissão do Tribunal de Justiça do Rio sobre a juíza leiga Ethel Tavares de Vasconcelos, que mandou algemar a advogada Valéria Lúcia dos Santos numa audiência em Duque de Caxias, no RJ, como “uma farsa”. Ethel foi inocentada da acusação de abuso

SEM PERDÃO 

“Querem fazer desse caso uma queda de braço. A investigação visou proteger a visão de que o Judiciário pode tudo. Algemar uma advogada é imperdoável”, diz ele.

TCHAU 

Santa Cruz afirma também que a comissão da OAB-RJ ainda ouvirá a juíza leiga, que é advogada, sobre o caso. Mas a “tendência” do órgão, diante da cena, que foi gravada, seria a de suspender e até, no fim do processo, excluí-la da advocacia.

PORTA FECHADA 

“Existe um sentimento de repulsa na classe em relação a uma advogada que manda algemar uma colega. Na advocacia, ela dificilmente terá lugar”, afirma ele.

SILÊNCIO 

O TJ-RJ não quis comentar. A juíza leiga não foi encontrada.

SOU SEU... 

O ator corintiano Aílton Graça não quis emprestar a sua camisa do clube alvinegro assinada por Sócrates à produção do filme “Mare Nostrum” por ciúmes.

... FÃ 

Ele integra o elenco do longa dirigido por Ricardo Elias que homenageia o jogador. A equipe precisou fabricar uma réplica da peça.


‘As pessoas não têm vínculo com a cultura’

“As pessoas pagam R$ 300 em um ingresso de futebol mas não querem pagar R$ 50 em uma peça de teatro. Às vezes elas nunca foram, mas acham que é chato. As pessoas não têm vínculo com a cultura”, disse a atriz Alessandra Maestrini. Ela foi uma das apresentadoras do Prêmio Bibi Ferreira, realizado na terça (25), no Teatro Renault, em São Paulo. A artista falou à coluna.

 

“É um sistema de escravidão que nos foi oferecido. Para conseguir realizar o teatro com alguma dignidade, a gente tem que fazer com a Lei Rouanet. Da maneira como está estruturado o cenário para se realizar cultura no país não tem outro jeito. Não é defender corruptos. 

 

As pessoas dizem que vão votar no [Jair] Bolsonaro porque têm medo do [Fernando] Haddad, ou que vão votar no Haddad por ter medo do Bolsonaro. Eu não voto por medo. Vou votar no 
João Amoêdo porque eu vou com a cara dele. 

 

Eu não endosso e nem ‘desendosso’ [a campanha #EleNão]. Acho que há uma manipulação da campanha em prol de outros candidatos. A maioria das pessoas que eu vejo ligadas à ela estão levantando bandeiras do Ciro [Gomes] ou do Haddad.”

 

Os atores Claudia Raia e Jarbas Homem de Mello, o diretor José Possi Neto, a atriz Mari Amaral e o estilista Fause Haten também compareceram à premiação. 


VISITA 

Marcelo Odebrecht diz que é “coerente” receber colaboradores da empresa em sua casa, como revelou a coluna na quarta (26)

BEM-VINDO 

Segundo disse a um interlocutor, “foi por conta justamente da iniciativa e da coragem de colaboradores que a empresa teve a oportunidade de reconhecer seus erros, aprender com eles e poder olhar para frente, reconstruindo seu futuro fundamentado em novas práticas.” 

VISITA 2 

Marcelo teria dito ainda que é preciso respeitar e dar a mesma oportunidade de se reconstruir para quem fez parte do passado da empresa com erros, mas também com acertos, e teve a coragem de colaborar com a justiça e assumir os ônus daí decorrentes. “Caso contrário seria uma incoerência hipócrita e desleal. Todos merecem uma 2ª chance.”

É MENTIRA 

Políticos brasileiros já acionaram a Justiça 97 vezes alegando serem vítimas de notícias falsas nestas eleições. O levantamento foi feito pela Abraji (Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo) com dados do projeto Ctrl+X, que monitora tentativas judiciais de retirar conteúdo do ar.

FALEM MAL 

Em 52 processos, os juízes determinaram a retirada de conteúdo de sites. Ainda há 18 ações sem decisão. Postagens com críticas aos políticos no Facebook são alvo de 60% das ações, mas também existem entre as reclamações veículos de comunicação. 

NA PONTA... 

O governo de SP vai criar ações de proteção e promoção do futebol de várzea. A iniciativa, feita pela Secretaria da Casa Civil, tem como objetivo compilar um inventário dos espaços públicos e privados para a prática.

...DA CHUTEIRA 

O grupo será formado por integrantes de diferentes secretarias e representantes da sociedade civil e deve apresentar um relatório em seis meses. “A memória do nosso futebol está na várzea. A ideia é preservar esses espaços”, afirma o secretário da pasta, Aldo Rebelo.

ALÉM MAR 

Obras de 136 arquitetos brasileiros como Paulo Mendes da Rocha, Lina Bo Bardi e Oscar Niemeyer compõem a mostra “Infinito Vão — 90 Anos de Arquitetura Brasileira”, que começa na sexta (28) na Casa de Arquitectura de Matosinhos, em Portugal.

BEM PERTO 

O acervo reúne maquetes, filmes e fotos doados e será mantido pela entidade. A curadoria é de Fernando Serapião e Guilherme Wisnik. 


CURTO-CIRCUITO

A Casa do Jasmin, em SP, inaugura exposição com obras de Vera Souto. Nesta quinta (27), às 19h.

O Grupo Leforte participa nesta quinta (27) do 5º Congresso Todos Juntos Contra o Câncer, na sede da AACC, na zona sul de SP. 

O ex-judoca Flavio Canto e o compositor Zeeba participam nesta quinta (27) do prêmio Impacta Sabin, do Colégio Albert Sabin.

O hospital Paulistano foi certificado pela Sociedade Americana de Oncologia Clínica

com  BRUNA NARCIZO, BRUNO B. SORAGGI e VICTORIA AZEVEDO

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.