Mônica Bergamo

Mônica Bergamo é jornalista e colunista.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Mônica Bergamo
Descrição de chapéu Eleições 2018

Declarações de Bolsonaro sobre investigações incomodaram delegados da PF

Presidenciável afirmou que estão tentando 'abafar o caso' da facada que sofreu

O presidenciável Jair Bolsonaro durante o comício em Juiz de Fora no qual foi esfaqueado
O presidenciável Jair Bolsonaro durante o comício em Juiz de Fora no qual foi esfaqueado - Rasa Campos Leite/Folhapress

Delegados da Polícia Federal de Minas Gerais ficaram incomodados com as declarações do presidenciável Jair Bolsonaro (PSL-RJ) sobre o andamento das investigações do ataque que o candidato sofreu em Juiz de Fora. 

QUEM FOI? 

O capitão reformado questionou a linha sustentada pelo delegado que conduz as investigações e disse que estão tentando “abafar o caso”. A PF afirma acreditar que não havia outros envolvidos no crime cometido por Adélio Bispo. 

ANDAMENTO 

Nesta terça (25), foi anunciada a abertura de um segundo inquérito. Essa possibilidade já estava prevista pela corporação desde que se viu a quantidade de material apreendida. Segundo a PF, seria impossível analisar tudo em 30 dias, prazo máximo da conclusão das primeiras investigações. 

CAMPAINHA 

Marcelo Odebrecht já recebeu ao menos cinco delatores do grupo que leva o nome de sua família. As reuniões, que foram individuais, duraram cerca de duas horas. Em prisão domiciliar desde dezembro, o empreiteiro enviou à Justiça uma lista com oito nomes de ex-executivos da empresa que poderiam visitá-lo em sua casa, em SP.

CHAMADA 

Entre os nomes que fazem parte da lista estão Alexandrino Alencar, ex-diretor de relações institucionais, Benedicto Jr., ex-presidente de infraestrutura, Fernando Reis, ex-presidente da Odebrecht Ambiental, e Márcio Faria, ex-presidente da Odebrecht Engenharia, além de outros executivos.

CASA NOVA 

O ex-diretor de Abastecimento da Petrobras Renato Duque trocou de advogados. Ele agora será defendido por Tracy Reinaldet e Matteus Macedo, os mesmos que conduziram a delação de Antonio Palocci. Duque está preso na custódia da Polícia Federal, em Curitiba, desde 2015.

Ô DE CASA 

O candidato ao governo de SP pelo partido Novo, Rogerio Chequer, vai visitar o sítio em Atibaia atribuído ao ex-presidente Lula. Ele também vai tomar banho no rio Tietê, na cidade de Barbosa. As paradas integram a carreata de 3.000 km com 30 veículos que o candidato fará pelo estado antes das eleições. 


BOI NA LINHA

Com coprodução de Chitãozinho e Xororó, o filme “Coração de Cowboy” teve pré-estreia na segunda (24), no Cinemark Iguatemi. A dupla Rionegro e Solimões, os músicos Lucas Lima, Junior Lima e Almir Sater compareceram, assim como a atriz Françoise Forton, o apresentador Otávio Mesquita e a sua mulher, Melissa Wilman. 


FORÇA… 

Estudantes de museologia da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (Unirio) receberam cerca de 19.540 emails com imagens do acervo e dos espaços expositivos do Museu Nacional, que foi destruído em um incêndio no dia 2 de setembro

...TAREFA 

Os alunos iniciaram uma campanha para “preservar a memória da instituição” na noite do incidente. Uma nota foi publicada em perfis do Facebook com os endereços de email para os quais os materiais deveriam ser enviados.

VIRAL 

Segundo um dos alunos, um dos momentos em que eles mais receberam mensagens foi quando o jogador Neymar Jr. compartilhou a publicação em seu perfil no Instagram.

RISCA E RABISCA 

O cartunista Ziraldo será homenageado na mostra “Ziraldo... de A a Zi”, realizada no Sesc Interlagos, que abre no dia 12 de outubro. Serão mais de 500 obras, entre peças de seu acervo pessoal e objetos de colecionadores.

VOZ 

O jornalista Cid Moreira participa do álbum-vídeo “Eu Segundo Eu”, do cantor e compositor Fernando Salem. O trabalho será lançado no dia 4 de outubro, em SP.

INDIE 

O músico francês Julien Barbagallo, baterista da banda australiana Tame Impala, fará três shows no Brasil em novembro: nos festivais Se Rasgum, em Belém (no dia 2), no Balaclava Fest, em SP (4) e no No Ar Coquetel Molotov, no Recife (17). 

NOVOS ARES 

A peça “Chão de Pequenos”, criada em 2017 pela Companhia Negra de Teatro, foi selecionada para estrear no Festival Internacional de Teatro Zicosur, no Chile. O evento acontece entre os dias 12 e 18 de janeiro de 2019.


TELA GRANDE

O ator Reynaldo Gianecchini foi à pré-estreia do filme “Diminuta”, na segunda (24), no Reserva Cultural. Os também atores Carlos Vereza, Carmo Dalla Vecchia e Deborah Evelyn passaram por lá.


CURTO-CIRCUITO

A Paula Castro Companhia de Dança apresenta “O Lago dos Cisnes”. De 26 a 28 de outubro, no Teatro Sérgio Cardoso. 

O Sesc em Minas apresenta o 12º Felit, que homenageia o escritor Luiz Ruffato. Desta quarta (26) a domingo (30). 

A agência de turismo de luxo Flavia Liz Di Paolo está apoiando a segunda edição do Italian Film Fest, em SP.

O Centro Universitário Newton Paiva, de MG, se apresenta na Conferência Internacional sobre Desenvolvimento Sustentável. Desta quarta (26) a sexta (28), em NY. 

com  BRUNA NARCIZO, BRUNO B. SORAGGI e VICTORIA AZEVEDO

Erramos: o texto foi alterado

Diferentemente do que foi informado em versão anterior do texto na seção "Curto-Circuito", o balé "O Lago dos Cisnes" será encenado entre os dias 26 e 28 de outubro, e não entre 26 e 28 de setembro. O nome do espetáculo também foi grafado incorretamente como "O Lago dos Cines". O conteúdo foi corrigido. 

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.