Mônica Bergamo

Mônica Bergamo é jornalista e colunista.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Mônica Bergamo

BID aprova rota entre Brasil, Argentina, Uruguai, Paraguai e Bolívia

O caminho conecta 19 ícones da história da colonização jesuítica na região

Ruínas emSão Miguel das Missões (RS), povoado formado no século 17 onde há uma catedral e casas construídas pelos jesuítas
Ruínas emSão Miguel das Missões (RS), povoado formado no século 17 onde há uma catedral e casas construídas pelos jesuítas - Wikimedia Commons

O Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) aprovou a criação da rota integrada das missões jesuíticas entre Brasil, Argentina, Uruguai, Paraguai e Bolívia. O caminho conecta 19 ícones da história da colonização jesuítica na região, reconhecidos pela Unesco como patrimônios mundiais da Humanidade. 

DIVISÃO

O BID já disponibilizou R$ 390 milhões que serão distribuídos para os cinco países para a fase de infraestrutura. Segundo o Ministério do Turismo, o banco tem classificado a rota como uma das mais amplas do mundo, equiparável ao peso histórico e cultural da ferrovia Transiberiana e da Rota 66, nos Estados Unidos.

SANTIDADE

O ministro da pasta, Vinicius Lummertz, quer que o papa Francisco participe da promoção do roteiro. “Ele é argentino e jesuíta, conhece a importância histórica desse roteiro para os cinco países”, disse.

Leia a coluna completa aqui.

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.