Mônica Bergamo

Mônica Bergamo é jornalista e colunista.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Mônica Bergamo
Descrição de chapéu Eleições 2018

Chance de Sérgio Sá Leitão ficar no comando da Cultura com Bolsonaro é remota

Ideia surgiu depois que ministro fez ataques ao músico britânico Roger Waters

O ministro da cultura, Sérgio Sá Leitão
O ministro da cultura, Sérgio Sá Leitão - Ricardo Borges/Folhapress

A possibilidade de Sérgio Sá Leitão permanecer no comando da Cultura em um eventual governo de Jair Bolsonaro é remota.

TÃO PERTO 

A ideia de que ele poderia ficar no Ministério da Cultura, ou em órgão equivalente caso a pasta seja transformada em secretaria, surgiu depois que Sá Leitão fez ataques ao músico britânico Roger Waters por ter criticado Bolsonaro em seus shows

TÃO PERTO 2 

Postagens do ministro em redes sociais também foram entendidas como tentativa de aproximação com o capitão reformado.

TÃO LONGE 

De acordo com integrantes do núcleo duro da campanha de Bolsonaro, o atual ministro é um bom nome, mas ficou marcado pelo fato de integrar o governo de Michel Temer. “Desqualifica na largada”, diz um assessor direto do presidenciável.

RISADA 

Em seu Twitter, Sá Leitão classificou a notícia de que teria aderido ao capitão reformado como algo “bizarro”.


 

O rapper Projota
O rapper Projota - Gabriel Cabral/Folhapress

SOLTA O SOM

O rapper Projota lança nesta sexta (26) a faixa “A Voz e o Violão”, acompanhada de videoclipe; para o cantor, trata-se de “uma música pra ser dedicada para quem se ama e que vai ser trilha sonora de muitos romances”. 


TORNEIRA 

Artistas, músicos e cineastas estão inquietos. Além de dizer que tirará o status de ministério da pasta, Bolsonaro afirmou que “a classe artística em grande parte foi cooptada pela Lei Rouanet”. E teria que “continuar existindo para artistas que estão começando e não para figurões”.

CALMA, GENTE 

Alguns diretores e produtores já estabeleceram contato com interlocutores do presidenciável. Ouviram que o capitão reformado não é o que “a imprensa diz que é”, segundo relatam.

EMPURRÃO 

E o vídeo em que artistas pedem que Ciro Gomes (PDT) volte ao Brasil declarando voto em Fernando Haddad pode empurrá-lo para uma posição mais contundente na chegada ao país, opinam seus principais interlocutores.

CONTROLE 

O ex-presidenciável deve também se submeter a nova cirurgia. Ele já tinha passado por uma intervenção durante a campanha por causa de um sangramento urinário causado por um crescimento benigno da próstata.

MÃO DUPLA 

A Fundação Biblioteca Nacional está trabalhando com a Escola de Música da UFRJ para editar e lançar um livro com a obra do padre José Maurício Nunes Garcia.


TRILHA SONORA

Os atores Bruno Gagliasso, Marina Ruy Barbosa e Luiza Mariani estão no elenco do filme “Todas as Canções de Amor”, que teve pré-estreia na quarta (24), no Reserva Cultural. O diretor Carlos Saldanha e a produtora Diane Maia compareceram.


TARJA 

Políticos processaram mais de cem veículos de mídia nessas eleições. Os dados são do Projeto Ctrl+X, da Abraji, que monitora tentativas judiciais de cercear a divulgação de informações. Ao todo foram contabilizados 361 processos contra 108 veículos para retirar conteúdo do ar. 

RANKING 

O Facebook é a empresa mais citada, com 245 ações. Há também processos direcionados a veículos como Folha, Estado de S. Paulo, O Globo, Grupo Bandeirantes e Editora Abril. 

RANKING 2 

Entre as empresas processadas, 35 se identificam como jornais e 34 como sites noticiosos ou portais. Há ainda 16 blogs, duas TVs e duas rádios, além de três processos direcionados a institutos de pesquisa.

NOTINHA 

Entidades paulistas de cultura sem fins lucrativos, que estão cadastradas na Secretaria da Cultura de SP, poderão receber créditos do programa Nota Fiscal Paulista a partir de novembro.

COLABORAÇÃO 

A resolução se deu por meio de uma parceria entre o secretário da Fazenda, Luiz Cláudio Rodrigues de Carvalho, e o secretário da Cultura, Romildo Campello, e foi publicada no Diário Oficial.

FORÇA 

Segundo Campello, o projeto fortalece o setor e dá possibilidade de buscar novos recursos para a realização das atividades culturais.

PRAZOS 

O Museu do Amanhã, no Rio, foi autorizado a captar R$ 23,9 milhões até o fim do ano para a realização de seu plano anual de 2019.

PRAZOS 2 

O valor compreende a “produção e manutenção de exposições e acervo, ações educativas e de relacionamento comunitário, programação cultural, palestras e manutenção”.


RETRATANDO VIDAS

O livro “Expressões e Histórias”, idealizado por Claudia Saad e com fotos de Angelo Pastorello, foi lançado na terça (23), na Casa Triângulo. O advogado Nelson Wilians, a empresária Anne Wilians e as apresentadoras Ticiane Pinheiro e Astrid  Fontenelle estiveram lá. 


CURTO-CIRCUITO

Começa nesta sexta (26) a exposição “Rejuvenesça!”. Às 19h, na Casa do Povo. 

O artista Nuno Ramos apresenta o espetáculo “Aos Vivos - Debate Nº 3 (Terra em Transe)”, nesta sexta (26), às 21h30, no IMS Paulista. 

Paulo Caruso e Ulisses Tavares lançam nesta sexta (26) o livro “Engate uma 3ª e Vá em Frente!”. Das 19h às 21h30, na sede do Trovadores Urbanos.

O Jamile recebe a festa Heaven. No sábado (27), a partir das 16h. 

com  BRUNA NARCIZO, BRUNO B. SORAGGI e VICTORIA AZEVEDO

Tópicos relacionados

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.