Mônica Bergamo

Mônica Bergamo é jornalista e colunista.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Mônica Bergamo

93,4% dos médicos formados no interior migram para grandes centros

Desde que a lei foi promulgada, 9.137 vagas foram abertas em novos 117 cursos

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

A lei que criou os Mais Médicos, em 2013, incentivou também a abertura de cursos de medicina no Brasil: desde que ela foi promulgada, 9.137 vagas foram abertas em novos 117 cursos —81% delas, no interior do país.

Médicos cubanos observam um procedimento dentário em uma clínica de Brasília.
Médicos cubanos observam um procedimento dentário em uma clínica de Brasília. - AP

VELHO MUNDO 

A possibilidade de que os novos profissionais se fixem no interior, onde hoje trabalham os médicos cubanos que sairão do Brasil, é remota de acordo com o histórico do país: 93,4% dos doutores formados em cidades pequenas migraram para centros maiores, segundo estudo feito pela Faculdade de Medicina da USP.

VIDA REAL 

“Os dados mostram como será um problema de difícil solução”, diz o professor Mario Scheffer, autor do levantamento.

VIDA REAL 2 

“A quantidade de novos profissionais que se formarão mostra o potencial de ocupação desses espaços. Resta saber se os novos médicos brasileiros estarão capacitados, como os cubanos, para trabalhar na atenção primária de locais desassistidos”, afirma. 

VIDA REAL 3 

De acordo com ele, o Brasil “ainda não tem um modelo de avaliação eficiente” sobre a qualidade dos cursos de medicina. É preciso saber, ainda, “se haverá políticas de incentivo à permanência dos médicos nesses lugares, o que hoje não existe”.

FUI 

Em 2017, o Ministério da Saúde abriu concurso para selecionar brasileiros para o Mais Médicos: 6.285 se inscreveram para 2.320 vagas. Só 1.626 apareceram para trabalhar. Cerca de 30% deixaram seus postos antes de um ano de serviço.

ABAIXO-ASSINADO 

Uma “Carta dos Médicos Brasileiros ao presidente eleito Jair Bolsonaro” criou uma crise na comunidade médica. Assinada por 80 presidentes de entidades, ela indica Lincoln Lopes Ferreira, presidente da Associação Médica Brasileira, para assumir o Ministério da Saúde.

NÃO FUI EU 

“A Fenam jamais assinaria um documento com essa característica”, afirma Jorge Sale Darze, presidente da Federação Nacional dos Médicos. A Federação Médica Brasileira também diz que não endossa o documento. A AMB não se pronunciou.


 

Os cantores Mallu Magalhães e Tim Bernardes
Os cantores Mallu Magalhães e Tim Bernardes - Adriano Vizoni/Folhapress

NOVO SOM

Os cantores Tim Bernardes, vocalista da banda O Terno, e Mallu Magalhães se apresentam juntos pela primeira vez no Popload Festival; o evento ocupa o Memorial da América Latina, em São Paulo, nesta quinta (15).


TREM AZUL 

O músico Milton Nascimento vai homenagear os dois discos “Clube da Esquina” em uma turnê em 2019. A ideia de Bituca, como ele é conhecido, é trazer “um resgate dos grandes clássicos dos dois álbuns, com maior foco no primeiro disco. Inclusive músicas que o público nunca escutou ao vivo”.

TREM AZUL 2 

Milton também pretende incluir nos shows músicas dos álbuns “Minas” e “Geraes”, que foram gravados entre os dois discos do Clube. A estreia está prevista para março. Ele quer que o primeiro show seja no Theatro Central, em Juiz de Fora (MG), onde está morando. 

PADRE NOSSO 

O Santuário da Santíssima Trindade, fundado em 1776, em Tiradentes, Minas Gerais, será reaberto ao público nesta quinta (15). As obras, que duraram mais de três anos, receberam R$ 4,8 milhões do BNDES.

TUDO NOVO 

Foram restaurados os elementos artísticos e estruturais da Igreja da Santíssima Trindade, na parte alta da cidade, e das cinco capelas que integram os Passos da Paixão. Elas foram construídas por volta de 1745 na região central da cidade mineira. 

NOVO 2 

O projeto também envolveu obras de prevenção e combate contra incêndio, renovação das instalações elétricas, instalações de alarme e ampliação da acessibilidade.

CORTA... 

A artista Beatriz Milhazes irá comandar duas oficinas de colagem para crianças no Itaú Cultural nos dias 1º e 2 de dezembro.

... E RECORTA 

As atividades são uma prévia do lançamento do livro “Colagens”, o primeiro dela sobre o tema. A obra, que comemora os dez anos da Editora Cobogó, será lançada no dia 3 de dezembro.


LETRAS DA LEI

O ministro do STF Gilmar Mendes lançou a segunda edição do livro “Comentários à Constituição do Brasil” na livraria Saraiva do shopping Pátio Higienópolis, na segunda (12). O ministro Gilberto Kassab, o ex-governador Geraldo Alckmin, a procuradora da República Eugênia Gonzaga, o vice-presidente do Tribunal de Justiça de SP, Artur Marques da Silva Filho, e o presidente do TRE-SP, Carlos Eduardo Cauduro Padin, estiveram lá.


CURTO-CIRCUITO

Os fotógrafos com Down Jéssica Mendes e Mohamed Dalloul expõem no Festival Internacional Brasília Photo Show. Desta quinta (15) a domingo (18). 

O musical “Um Dia na Broadway” tem sessão extra nesta quinta (15), às 20h, no Teatro Bradesco.

O Memorial da Imigração Judaica e do Holocausto inaugura nesta quinta (15) exposição sobre o teatro ídiche no Brasil. 

A Natura faz palestra com Alain de Botton. Na quinta (22), na Faculdade Cásper Líbero. 

com BRUNA NARCIZO, BRUNO B. SORAGGI e VICTORIA AZEVEDO.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.