Mônica Bergamo

Mônica Bergamo é jornalista e colunista.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Mônica Bergamo

Residência e emprego em cidade com melhor estrutura levam brasileiros a deixar Mais Médicos

Em concurso do Ministério da Saúde, 30% dos selecionados deixaram as localidades antes de um ano

Médicos cubanos desembarcam em SP, em 2013
Médicos cubanos desembarcam em SP, em 2013 - Moacyr Lopes Jr./Folhapress

Os brasileiros que deixam o programa Mais Médicos antes do final do contrato apresentam dois motivos principais para sair do posto em que estão antes da hora: ser aprovado em uma residência médica em outra localidade ou ser contratado em uma cidade com melhor infraestrutura da que o profissional está alocado. Os dados são do Conasems (Conselho Nacional de Secretários Municipais de Saúde).

PONTO 

Segundo a entidade, os brasileiros também são os que têm mais resistência ao cumprimento da carga horária de oito horas diárias previstas no programa —já que não existem restrições para a atuação em outros postos de trabalho.

PONTO 2 

Os demais profissionais (estrangeiros e brasileiros ainda sem a validação do diploma no país), têm que se dedicar com exclusividade ao Mais Médicos no Brasil.

PONTO 3 

Em um concurso para médicos brasileiros realizado no ano passado pelo Ministério da Saúde, 30% dos que foram selecionados deixaram as localidades antes de um ano.

O DIA TODO 

O Conasems afirma que recebe relatos positivos sobre a dedicação dos médicos brasileiros. “Em muitos municípios, equipes trabalham em horários estendidos para atender às necessidades da população”, diz Mauro Junqueira, presidente da entidade.

QUADRO... 

O deputado estadual Carlos Gianazzi (PSOL-SP) entrou na quinta (22) com uma representação no Ministério Público Federal de SP pedindo a anulação das diretrizes homologadas pelo MEC (Ministério da Educação). 

...NEGRO 

As normas preveem que 20% da carga horária do ensino médio seja ofertada na modalidade à distância, chegando a 30% para as turmas do período noturno. “É um absurdo”, diz ele. 

NÃO CURTI 

A Ouvidoria Geral da União, órgão responsável pela melhoria de serviços públicos, vai lançar no dia 4 de dezembro um serviço para que o cidadão possa fazer reclamações, denúncias, elogios, solicitações ou sugestões ao órgão via Facebook.


NOITE DO BEM

Os apresentadores Angélica e Luciano Huck foram ao coquetel de entrega do Prêmio Trip Transformadores, na quinta (22), no Auditório Ibirapuera. O sambista Nelson Sargento, as atrizes Maeve Jinkings e Júlia Rabello e a promotora de justiça de SP Gabriela Manssur |6| compareceram, assim como o padre Julio Lancelotti. 


CARTA 

O Instituto Odeon encaminhou um documento à Fundação Theatro Municipal de SP, datado de 31 de outubro, em que apresenta uma proposta preliminar de distrato bilateral do termo de gestão da instituição.

IMBRÓGLIO 

Na semana passada, uma disputa atingiu os bastidores do teatro, gerando um imbróglio entre a Secretaria de Cultura de SP e a organização social que atualmente gere a instituição. A pasta afirmou que seria uma rescisão bilateral em comum acordo, fato que o Odeon nega.

RESPOSTA 

O Odeon confirma ter enviado o documento, mas diz que as condições propostas “não foram atendidas pela fundação”. O instituto diz que a carta foi assinada pela diretora geral da Fundação, Patricia Maria de Oliveira, “dando ciência e de acordo” com a proposta e que um dos termos “deixa claro que não houve faltas ou descumprimento do contrato”.

CONTRATO 

E a organização social, conforme divulgado no Diário Oficial, manifestou interesse em assumir a gestão da São Paulo Escola de Teatro e das Oficinas Culturais de SP (OC Alfredo Volpi, OC Maestro Juan Serrano e OC Oswald de Andrade). 

BALANÇO 

A mostra “Mulheres Radicais: Arte Latino-Americana, 1960-1985” recebeu 149 mil visitantes nos três meses em que ficou em cartaz na Pinacoteca, em São Paulo.

HOMENAGEM 

E a exposição recebeu menção honrosa na categoria “Best Post War and Contemporary Theme” do prêmio Global Fine Art Awards. 

PASSAPORTE 

O trabalho do coletivo de artistas BijaRi para o o espetáculo “Adeus, Palhaços Mortos!” foi selecionado para o 14ª Quadrienal de Praga, na República Checa.


FANTASIA

A peça “Jornada de um Imbecil até o Entendimento” ganhou montagem dirigida por Helio Cicero no Centro Cultural São Paulo. O ator Nelson Baskerville e a atriz Virgínia Cavendish assistiram ao espetáculo, que fica em cartaz até dezembro. 


 

CURTO-CIRCUITO

Domingas Person dá workshop de apresentadora. Neste sábado (24) e no domingo (25), no O Andar, em SP. 

O Jamile, no centro de São Paulo, recebe a 4ª edição da festa Heaven. Neste sábado (24), das 16h à meia-noite. 

A Biblioteca Mário de Andrade abre a mostra “Em Si” e recebe o lançamento do livro “Estrangeira”, sobre a artista Eva Castiel. Neste sábado (24), às 11h. 

A Praça Victor Civita recebe o festival Cult.ive. Neste sábado (24) e no domingo (25). 

com  BRUNA NARCIZO, BRUNO B. SORAGGI e VICTORIA AZEVEDO

Tópicos relacionados

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.