Mônica Bergamo

Mônica Bergamo é jornalista e colunista.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Mônica Bergamo

STF poderá barrar decreto de Bolsonaro sobre posse de armas no país

A medida seria ilegal já que um decreto não pode alterar uma lei

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

O presidente Jair Bolsonaro
O presidente Jair Bolsonaro - Walterson Rosa/Folhapress

O STF (Supremo Tribunal Federal) poderá barrar decreto de Jair Bolsonaro sobre a posse de armas no país caso ele altere o Estatuto do Desarmamento.

BALA 

A conclusão é de técnicos jurídicos de gabinetes da corte que, a pedido de magistrados, se debruçaram sobre as normas legislativas depois que Bolsonaro anunciou, pelo Twitter, que tornará o registro de armas definitivo por meio de um decreto.

PRAZO 

A medida seria ilegal já que um decreto não pode alterar uma lei. E a do desarmamento é clara: em seu artigo 5º, ela diz que os requisitos para manter uma arma em casa devem ser comprovados periodicamente.

PRAZO 2 

O decreto de Bolsonaro, portanto, poderia até alterar o prazo previsto para a comprovação e a renovação do registro da arma. Mas não torná-lo definitivo, como 
ele anunciou.

EXEMPLO 

Michel Temer, por exemplo, aumentou a periodicidade para a renovação do registro, de três anos para cinco anos. Fez isso por meio de decreto. Mas não alterou a lei.

PALAVRA FINAL 

Uma outra mudança que Bolsonaro poderá fazer por decreto, segundo o estudo, é eliminar a previsão de que cabe à Polícia Federal comprovar a necessidade real antes de autorizar a posse de arma a um cidadão.

EU PRECISO 

Desta forma, bastaria a declaração da pessoa de que precisa ter uma arma para que a posse seja autorizada, sem o crivo da PF.

AR QUENTE 

Bonecos gigantes de Bolsonaro e do vice-presidente eleito, general Hamilton Mourão, vão participar da cerimônia de posse nesta terça-feira (1º), em Brasília.

CHEIO 

Com mais de 10 metros de altura cada um, eles serão inflados perto da catedral, na Esplanada dos Ministérios.

DISCRETO 

A Câmara dos Deputados disponibilizou seus espaços para o velório de Sigmaringa Seixas, que foi parlamentar por dois mandatos —inclusive na Constituinte.

DISCRETO 2

A família preferiu realizar a despedida no Cemitério Campo da Esperança, em Brasília, onde ele foi enterrado na quarta (26).


O ex-presidente da Câmara Municipal de SP Milton Leite, o ex-secretário estadual José Renato Nalini e o ex-presidente da OAB-SP Marcos da Costa estiveram no café da manhã da 94ª Corrida de São Silvestre, em SP, na segunda (31). O desembargador Luiz Synésio Lopes de Oliveira, o vereador Toninho Paiva, o presidente do conselho curador da Fundação Cásper Líbero, Carlos Francisco Bandeira Lins, e sua mulher, Aglae, também compareceram.   

DE CABEÇA 

A obra “Cogumelos”, do espanhol Antonio Ballester Moreno, e os artistas Tunga, Sofia Borges e Aníbal López foram os mais lembrados pelo público da 33ª edição da Bienal de SP. Os dados são de pesquisa Datafolha que foi realizada com 1.254 pessoas durante o período da mostra.

OUTRA VEZ 

E 64% dos entrevistados disseram que já compareceram anteriormente a alguma edição da Bienal.

AO TOQUE 

A Fundação Dorina Nowill para Cegos, dedicada à inclusão de pessoas que não enxergam, adquiriu 26 novas impressoras digitais em braille. Assim, a instituição afirma ter aumentado a sua capacidade de produção para até 450 mil páginas por dia escritas com o sistema de leitura tátil.


ADEUS ANO VELHO

A jornalista Christiane  Pelajo e o seu marido, Fernando Sita, estiveram na FeijoaJay, em Trancoso, no domingo (30). Os atores Renato Góes e Thaila Ayala, a socialite Narcisa Tamborindeguy, a chef Bela Gil e o seu marido, João Paulo Demasi, foram à festa Saravá, no mesmo local, no sábado (29). As blogueiras Thassia Naves, Camila Coutinho e Camila Coelho curtiram a Corona Sunsets, em Fernando de Noronha, na sexta (28).


CURTO-CIRCUITO

O sambista Jorge Aragão faz show na quinta (3) no Sesc Pompeia, na zona oeste de São Paulo. 

O músico Pepeu Gomes faz show para apresentar o álbum “Eterno Retorno”. No Sesc 24 de Maio, na sexta (4), no sábado e no domingo (5).

A Colcci promove uma after party para celebrar a chegada de 2019. Amanhã (2), na Pousada Colina, em Fernando de Noronha. 

com  BRUNA NARCIZO, BRUNO B. SORAGGI e VICTORIA AZEVEDO

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.