Mônica Bergamo

Mônica Bergamo é jornalista e colunista.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Mônica Bergamo
Descrição de chapéu Governo Bolsonaro

Bebianno diz que pretende juntar documentos sobre campanha de Bolsonaro

Antes da divulgação de conversas com o presidente, ex-ministro disse que não dispararia contra o presidente

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

O ex-ministro Gustavo Bebianno
O ex-ministro Gustavo Bebianno - Pedro Ladeira/Folhapress

O ex-ministro Gustavo Bebianno disse a interlocutores que apoiaram sua permanência no governo que pretende juntar documentos para embasar eventuais histórias que venha a contar sobre a campanha do presidente Jair Bolsonaro, e também sobre o período em que ficou no governo federal.

NÃO MERECE 

Antes da divulgação de áudios de suas conversas com o presidente, Bebianno vinha afirmando que não dispararia contra o presidente. À coluna, disse que o Brasil “não merece isso”.

TAMPA ABERTA 

A necessidade do que se chama de “plano B” a Jair Bolsonaro começou a circular sem rodeios entre alguns parlamentares, inclusive do PSL, o partido do presidente.

MONTANHA RUSSA 

Nas conversas, discute-se a possibilidade de o presidente não conseguir tocar o governo até o final, dada a instabilidade de sua personalidade, escancarada na crise da demissão de Gustavo Bebianno.

TAL E QUAL 

Bolsonaro, nos diálogos de líderes parlamentares, é comparado ao ex-presidente Fernando Collor de Mello, que sofreu impeachment em 1992 depois de uma eleição consagradora.

LIVRE PENSAR 

O ex-diretor da Dersa Paulo Vieira de Souza, o Paulo Preto, estudou fazer delação premiada no começo do ano passado, quando foi preso pela primeira vez.

REI MORTO 

Na época, advogados e amigos o aconselharam a colaborar com a Justiça. O argumento era o de que o PSDB estava perdendo poder, o que o tornaria mais vulnerável a medidas coercitivas da polícia e da Justiça.

NADA A DECLARAR 

Souza, na época, negou publicamente a possibilidade. À coluna, afirmou que ficou “dez dias em uma solitária” e que nem assim pensou em colaboração. “Quem não cometeu crimes não tem o que delatar”, disse.

DE LONGE 

As condições dele na prisão, agora, seriam piores pois Souza deve ficar em Curitiba, longe da família. Um acordo, no entanto, seria feito em condições mais duras.


 

A atriz Deborah Secco e a diretora geral do Belmond Copacabana Palace, Andréa Natal
A atriz Deborah Secco e a diretora geral do Belmond Copacabana Palace, Andréa Natal - Eduardo Rezende

FOLIA E TARANTELA

A atriz Deborah Secco será a rainha do baile de Carnaval do Belmond Copacabana Palace, hotel que tem Andréa Natal (à direita) como diretora-geral; batizada Dolce Carnevale, a festa deste ano ocorrerá no dia 2 de março e fará uma homenagem à cultura da Itália 


APOSTA DOBRADA 

A Legions, do empresário Fábio Carvalho, que pretende comprar a editora Abril, resolveu apostar mais fichas na proposta, que deve ser aprovada pelos bancos credores. Depois de se comprometer a pagar os direitos trabalhistas de centenas de jornalistas, garante que fará o desembolso à vista.

SINAL VERDE 

Outros dois grupos disputam a editora. Os credores da Abril —entre eles, Itaú, Bradesco e Santander —devem decidir nos próximos dias que proposta vão aceitar.

PAUSA 

O Arquivo Histórico Municipal, localizado no Bom Retiro, em São Paulo, terá suas visitas monitoradas, assim como o atendimento ao público, suspensos nos dias 22 e 23 de fevereiro, para a execução de serviços de limpeza de caixa d’água, desinsetização e desratização de seus edifícios. O atendimento voltará no dia 25 do mesmo mês.


GRACINHA

A empresária Costanza Pascolato foi ao coquetel de abertura da mostra “Hebe Eterna”, no Farol Santander, na segunda (18). O filho da apresentadora, Marcello Camargo, a aposentada Perpétua Lopes, considerada uma das principais fãs de Hebe, e o curador da exposição, Marcello Dantas, estiveram lá. O diretor de gestão e finanças do MIS, Jacques Kann, e o presidente do Santander Cultural, Marcos Madureira, também compareceram.


SEGREDO 

O deputado federal Alexandre Padilha (PT-SP) protocolou um projeto de lei que inclui o presidente da República e o vice no rol de autoridades do executivo federal que podem ser penalizados pela recusa em prestar informações sobre suas agendas de compromissos públicos.

SATISFAÇÃO 

Se o texto for aprovado, autoridades que se negarem a dar essas informações poderão responder por improbidade administrativa. O projeto altera lei de 2013.

MOTORISTA 

A Câmara Municipal deve discutir nesta quarta (20) se limita o número de carros de aplicativo na capital paulista. Feito pelo vereador Adilson Amadeu (PTB), o projeto sugere a equiparação de veículos à quantidade de táxis, que hoje chega a 39 mil. A estimativa é que um número bem maior dos usados por aplicativos esteja em circulação.


CURTO-CIRCUITO

A SP Negócios recebe nesta quarta (20) representantes de 30 países no SP International Business Day

A Japan House e a ICOM Brasil fazem palestra nesta quarta (20) no Museu do Amanhã, no Rio.

O jornalista Chico Felitti fala sobre o livro “Ricardo e Vânia”. Nesta quarta (20), na agência Purple Cow, em SP.

A Biblioteca Brasiliana Guita e José Mindlin faz aula sobre gravuras nesta quarta (20). 

com BRUNA NARCIZO, BRUNO B. SORAGGI e VICTORIA AZEVEDO

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.